Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Perfil do Diretor Presidente

Sávio Silveira Feitosa nasceu em Brasília (DF) em 17 de maio de 1979, mudando-se ainda criança para Teresina (PI). Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2003 e concluiu o Mestrado em Agronomia em 2007, na mesma Universidade.

Foi Agente de Polícia Civil no Estado do Piauí por cinco anos, dos quais quatro atuou na Corregedoria-Geral. Em 2007, foi aprovado nos concursos para professor substituto na UFPI e na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), e lecionou por um semestre antes de ingressar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Aprovado no concurso público realizado pelo Incra em 2005, foi nomeado no final de 2007 e ingressou no órgão como Perito Federal Agrário em 2 de janeiro de 2008, na Sede, em Brasília (DF). No mesmo ano, filiou-se à Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro).

No Incra, começou na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, atuando em assistência técnica e auditoria em crédito de instalação, e em 2011 passou para a área de Ordenamento da Estrutura Fundiária, onde atuou na fiscalização cadastral e controle de aquisições de terras por estrangeiros e na qual foi gestor nacional, por quase dois anos, do Cadastro Rural, quando Chefe da Divisão de Organização, Controle e Manutenção de Cadastro Rural (DFC-1) e Coordenador-Geral de Cadastro substituto. Entregou estes cargos em campanha do SindPFA em 2013. Em 2014, transferiu-se para a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento.

Diretor Presidente Substituto da Assinagro na gestão 2011-2013 (ainda vigente) e do SindPFA na gestão de 2012 a 2014. Neste último, foi eleito e tomou posse como Diretor Presidente do SindPFA para a gestão 2014-2016. Presidiu o II Congresso Nacional dos PFAs, evento no qual tomou posse para um novo mandato à frente do Sindicato até 2018.

Sávio é casado há 8 anos com a dentista Flávia Carvalho, é pai de Maria Fernanda e aguarda a vinda de Helena, a segunda filha do casal.

Diretor Presidente Substituto

João Daldegan Sobrinho nasceu em Brasília (DF) em 11 de abril de 1964 e foi criado na capital federal e no estado de Minas Gerais. Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1986, cursou pós-graduação lato sensu em Planejamento e Administração Florestal pela mesma Universidade (1999) e Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em 2000. Concluiu Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2016.

Trabalhou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado do Paraná e foi gestor na Prefeitura Municipal de Divinópolis (MG), ambas como Engenheiro Agrônomo.

Ingressou no Incra como Perito Federal Agrário em 1º de abril de 2008, onde atuou na Coordenação-Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DTM), da Diretoria de Obtenção de Terras, e nos programas Terra Sol e de Educação na Reforma Agrária (Pronera), da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento. Foi recentemente cedido à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (SEAD), atuando na Coordenação de Agroecologia.

Foi Diretor Financeiro da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) de 2009 a 2011, período do I Congresso Nacional dos PFAs, e Diretor Financeiro Suplente na gestão 2011 a 2013. Em 1º de dezembro de 2016, tomou posse como Diretor Presidente Substituto do SindPFA.

Daldegan tem 3 filhos.