Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Formado o Conselho Editorial da seleção de contos e crônicas
Grupo vai selecionar os textos que irão compor publicação com histórias sobre o Incra.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários (CNASI-AN) formaram o Conselho Editorial que irá selecionar os contos e crônicas que irão compor publicação sobre a história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por ocasião do seu cinquentenário.

A coordenação ficou com Janice Morais Oliveira (GO). Já a avaliação caberá a Cândido Neto da Cunha (STM) e a Reginaldo Marcos Felix de Aguiar (Sede). Veja os currículos dos integrantes do Conselho ao final desta matéria.

“Temos grande orgulho dessa iniciativa, que foi aberta a todos os que tiveram suas vidas marcadas pelo Incra ao longo desses 50 anos”, afirma Djalmary Souza, presidente do SindPFA. “A memória precisa ser preservada e valorizada, e nossas entidades estão dando sua contribuição”, completa Félix, que também é Diretor de Administração e Finanças da CNASI-AN.

O grupo já está trabalhando há duas semanas na leitura e avaliação dos 32 textos que foram apresentados à seleção, veja a listagem de textos recebidos. O resultado preliminar será divulgado nesta sexta-feira, 19 de março. O resultado final está marcado para 26/3, após fase de recursos. Após isso, os textos ainda passarão por revisão.

“O Edital conjunto SindPFA e CNASI-AN em comemoração aos 50 anos do Incra foi uma rica iniciativa das duas entidades, que além de resgatar histórias incríveis das quais o órgão, os servidores e os agricultores fazem parte, é uma oportunidade de divulgar a importância da Autarquia como promotora da melhoria de vida de milhares de pessoas e também de homenagear servidores e servidoras que praticamente dedicaram suas vidas para reduzir as desigualdades sociais no campo”, disse a coordenadora do Conselho, Janice Morais. “Deixo aqui minha admiração e meu orgulho por também compor este quadro em um órgão que, apesar de ter perdido sua força, deixou sua marca na história do país; a reforma agrária é condição sine qua non para o justo desenvolvimento de uma nação”, completa.


Currículos

Janice Morais Oliveira (GO), coordenadora
Engenheira Agrônoma lotada em Goiânia, concluiu graduação em engenharia agronômica e mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), além de especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na Superintendência Regional do Incra em Goiás.

Cândido Neto da Cunha (STM), avaliador
Indicado pela Diretoria do SindPFA, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). No Incra, é Perito Federal Agrário lotado como Assistente Técnico junto a Procuradoria Federal Especializada da Superintendência Regional de Santarém, no Pará.

Reginaldo Marcos Felix de Aguiar (Sede), avaliador
Representante da Diretoria da Cnasi-AN, é jornalista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Comunicação Institucional pela mesma instituição e mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua na Assessoria de Comunicação do Incra Sede.

Kássio Borba, coordenador do SindPFA, atua como assistente técnico do Conselho.