Terça-feira, 19 de Março de 2024

Sindicalize-se

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) é a única entidade de classe que representa os Engenheiros Agrônomos da Carreira de Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A manutenção da entidade é feita por meio da contribuição voluntária de seus filiados.

Por que devo me sindicalizar?

A sindicalização, mesmo não sendo obrigatória, é um direito e um verdadeiro exercício de cidadania: é a garantia de que a categoria tenha capacidade institucional de se inserir nas discussões que envolvem a política e a instituição em que atuam e de se defender. A filiação permite opinar nas discussões sobre os temas que envolvem o futuro da categoria, fazendo com que sua voz seja ouvida. Viabiliza também a participação nas ações e eventos promovidos, contribuindo para o fortalecimento da entidade e para a valorização da Carreira.

Quais as vantagens da sindicalização?

Os sindicalizados têm em primeira mão todas as informações e notícias que envolvem a Carreira por meio das ferramentas geridas pela entidade. Além disso, têm acesso aos diversos serviços oferecidos aqui no portal do Sindicato, como convênios, processos judiciais, pareceres jurídicos, consulta a atos oficiais, a participação nos fóruns e enquetes, entre outros. O SindPFA oferece ainda assistência jurídica aos filiados em causas coletivas, que envolvam toda a Carreira, e também acesso à assessoria jurídica com condições especiais em causas de interesse individual.

Quem pode se sindicalizar? Qual o valor da contribuição?

Os Peritos Federais Agrários integrantes do quadro de pessoal do Incra, ativos e aposentados, e também os pensionistas têm o direito de pleitearem a filiação ao SindPFA.

A contribuição mensal é feita por meio de desconto em folha de pagamento. Os servidores na ativa e aposentados contribuem com 1,5% do vencimento básico, sem nenhuma incidência sobre qualquer benefício. A contribuição de pensionistas é de 1% do valor vigente do vencimento básico do último nível funcional do respectivo instituidor da pensão.


Quero me sindicalizar! Como fazer?

É fácil! Siga esses três passos.

1) Imprima e preencha o Requerimento de filiação:
Requerimento para PFAs (da ativa ou aposentados)
Requerimento para Pensionistas

2) Autorize o desconto da mensalidade no seu contracheque pelo aplicativo SouGov.br (disponível para Android e Apple):
1. na seção de autoatendimento do aplicativo, clique em “Consignação”;
2. clique em “Outras Consignações Descontadas em Folha” e, em seguida, “Autorizar Desconto em Folha”;
3. clique na setinha ao lado de “Selecione o tipo de consignação” e escolha “Desconto Sindicato”, no consignatário selecione o “Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários” e clique em “Autorizar” e depois em “Confirmar”. Pronto.
Caso tenha dificuldade, o procedimento também está disponível nesse tutorial.

3) Envie o Requerimento de Filiação digitalizado para secretaria@sindpfa.org.br.

Ainda tem dúvida? Escreva-nos aqui ou ligue para o telefone: (61) 3327-1210.

Flyer_Filie-se (2)