O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), por sua Diretoria Colegiada, sistematizou e customizou documentos em que apresenta a categoria e algumas de suas propostas visando a contribuir no processo de elaboração dos planos de governo das candidaturas à Presidência da República para as eleições gerais deste ano. A entidade realizou, nos últimos dias, o envio dos documentos a todos os partidos que anunciaram pré-candidaturas até então.
São questões levantadas ao longo de anos de experimentação e discussão interna, e que têm como objetivo aperfeiçoar a gestão territorial brasileira, promover maior eficiência nas políticas de acesso à terra, de regularização fundiária, desenvolvimento econômico e social e melhoria da qualidade de vida no campo, segurança jurídica, garantia da segurança alimentar e sustentabilidade, a preservação do solo e dos recursos naturais, e melhorias no relacionamento do Estado com o produtor rural e com toda a sociedade atendida.
“A terra, ou seja, o território, é o maior ativo de um país. A gestão territorial e as políticas públicas relacionadas à terra têm um papel determinante e estratégico no enfrentamento aos desafios do presente, de modo que a instituição e os servidores que nela atuam devem receber especial atenção no desenho de uma agenda de futuro”, diz trecho dos documentos, assinados pelo Presidente do SindPFA, João Daldegan.
Nos documentos, a entidade destaca que a categoria é técnica e propositiva, está há mais de vinte anos organizada, inicialmente em forma de associação e há uma década como sindicato, tem identificação com as políticas em que atua e tem sistematicamente desenvolvido propostas, estudos, formações, eventos e publicações para colaborar nessa pauta. E que, diante de tantos desafios e oportunidades, seus profissionais têm grande potencial de atuar nos grandes projetos de desenvolvimento nacional a partir de uma gestão eficiente do território brasileiro.
Confira a seguir, por ordem alfabética de nomes dos pré-candidatos, os documentos apresentados e os instrumentos de envio.
–André Janones (Avante) – Propostas – Entrega
–Ciro Gomes (PDT) – Propostas – Entrega
–Eymael (DC) – Propostas – Entrega
–Jair Bolsonaro (PL) – Propostas – Entrega
–Leonardo Péricles (UP) – Propostas – Entrega
–Luciano Bivar (UB) – Propostas – Entrega
–Luiz Felipe D’Ávila (Novo) – Propostas – Entrega
–Lula (PT) – Propostas – Entrega
–Pablo Marçal (Pros) – Propostas – Entrega
–Simone Tebet (MDB) – Propostas – Entrega
–Sofia Manzano (PCB) – Propostas – Entrega
–Vera Lúcia (PSTU) – Propostas – Entrega
Todos os filiados são convidados a, também, colaborar no processo de difusão e entrega desses documentos aos partidos, às suas bases parlamentares e às coordenações de campanha a que tiverem acesso, para pautar o processo de elaboração e discussão de planos de governo e, futuramente, possibilitar a participação da categoria na formulação e na execução das políticas públicas.
Coordenador Executivo