Caros colegas,
No decorrer destes dois meses desde a suspensão unilateral por parte da SRT/MPOG das negociações salariais, fizemos diversos contatos políticos junto ao legislativo, executivo e outros atores envolvidos com a questão agrária e muito temos trabalhado para evidenciar a situação dos Peritos Federais Agrários.
Conforme deliberado pela Diretoria Colegiada em sua última reunião, convocamos os Delegados Sindicais para estarem em Brasília durante esta semana, de 5 a 7 de novembro, para participarem do III Encontro de Delegados Sindicais, cuja discussão maior envolve o tema salarial. Neste encontro faremos uma análise dos avanços obtidos e um diagnóstico da situação em cada superintendência, objetivando nortear os rumos para este final de ano. Será um ponto alto na discussão coletiva.
Compreensível a preocupação de todos com o futuro próximo, com posições muitas vezes exaltadas tendo em vista a proximidade do final do ano. Nesse ponto, vale exaltar a iniciativa de muitos colegas que procuraram, com a cordialidade necessária, incitar o diálogo e defender o foro legítimo para fazê-lo: o Sindicato. As diversas posições em relação a tão importante tema, devem ser discutidas no âmbito sindical, de forma desprovida de paixão e buscando a razão.
Cabe esclarecer que o sindicato funciona plena e regularmente. Já findou o moroso processo de consignação do SindPFA na Secretaria de Gestão Pública do MPOG, o que significa que os sindicalizados passarão a contribuir para o Sindicato, e não mais para a Assinagro. Em outubro o desconto foi apenas na folha dos Delegados Sindicais, como teste. Na próxima folha, a mudança já será implantada para todos os sindicalizados.
Bom esclarecer ainda que o SindPFA, entidade que representa os Peritos Federais Agrários, com quadro de filiação 80% dos componentes as carreira, e reconhecido pela SRT/MPOG, sempre consulta os seus sindicalizados quando tema tão caro como este se apresenta. Desta forma a decisão de rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela SRT foi realizada pela base em seu legítimo foro: a Assembleia Geral. Na última, reuniram-se 503 sindicalizados, em todas as SRs. Desconhecemos outra categoria, de capilaridade nacional como a nossa, que consegue reunir mais de 50% dos filiados em uma Assembleia Geral. Foi o maior número de presentes desde a criação do Sindicato.
O embate iniciado pós-agosto é reflexo desta decisão. O governo e a gestão romperam com o sindicato e optaram pelo descaso com os Peritos Federais Agrários, restando-nos, portanto, traduzir a indignação da categoria, mostrada pela rejeição em agosto, em manifestações claras de insatisfação, feitas por meio de campanhas e de publicações midiáticas.
É preciso fazer aqui, caros, um “convite à lucidez”. Independente da opinião de cada um quanto à aceitação ou não de qualquer proposta, convidamos todos a fazê-lo nos ambientes democráticos, e com muito respeito à opinião dos demais e às decisões majoritárias. O III Encontro de Delegados Sindicais buscará justamente reunir os representantes de cada unidade para que, juntos, façam o relato do ambiente dos colegas de cada SR, analisem o cenário e busquem, juntos, definir os próximos rumos.
Esperamos que, no Encontro, os Delegados possam ser a tradução fiel do que a base quer. Eles não aceitarão ou deixarão de aceitar nada em nome da base, mas sua postura ditará os próximos passos do SindPFA, que, oportunamente, levará à Assembleia Geral qualquer decisão.
Destacamos, ainda, como já publicado na notícia do Encontro, que a intenção deste Sindicato é estreitar as relações com os colegas aposentados, torná-los mais ativos na luta sindical e presentes nos encontros deliberativos e nos debates da carreira. É preciso reconhecer a grande contribuição que por eles foi dada enquanto estiveram na ativa e estar mais atentos à sabedoria que tem a transmitir.
Durante o III Encontro de Delegados Sindicais, faremos um Encontro de Aposentados, com os colegas aposentados aqui do DF, tanto os sindicalizados como os que não são ainda. Será no dia 7/11, pela manhã. Este momento será oportuno para ouvi-los, apresentar as lutas recentes, falar sobre os processos judiciais em curso e inseri-los no debate dos rumos da categoria. Na medida do possível, esse encontro será replicado nas SRs pelas Delegacias Sindicais.
Busquemos, pois, unidos, o melhor para toda a categoria, pautados na democracia e no respeito mútuo, que sempre se viu por aqui.
no SindPFA
PFA na Superintendência Regional SR - 28 / DFE
Ingressou no Incra em 26/03/1997