Domingo, 18 de Janeiro de 2026

Diretoria Colegiada debate os temas da Carreira
Representantes estiveram reunidos em Brasília na semana de 12 a 14 de março

Apresentamos a seguir os informes da Reunião da Diretoria do SindPFA, realizada entre os dias 12 e 14 de março de 2013, em Brasília, DF. Estiveram presentes o Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo de Araujo Pereira (DF), o Diretor Presidente suplente, Sávio Feitosa (Sede), a Diretora Financeira, Ana Nascimento (DF), o Diretor de Comunicação, Fernando Faccio (SC), o Diretor de Política Sindical, Haroldo Araújo (SE), o Diretor para Aposentados e Pensionistas, José Lopes (RO), o Diretor de Assuntos Jurídicos, Henrique Morais (MS), o Diretor de Formação Profissional, Heliel Saraiva (TO) e o Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Francisco Marote (Médio São Francisco).

Reestruturação da Carreira e Pauta Salarial

Foram encaminhadas pela Assessoria de Comunicação às SRs questionários para mensuração da opinião da base e fomento da discussão. No entanto, foram recebidos pela Sede apenas as respostas das SRs 05-BA, 09-PR, 13-MT, 15-AM, 19-RN e 28-ENT DF. Os formulários serão reencaminhados às demais SRs, para que realizem estas discussões e encaminhem as respostas, para consolidação. Uma sugestão reticente da base tem sido a de contratação de uma consultoria especializada de articulação junto a parlamentares e Executivo. Foi relembrado, pois, que o Sindicato já fizera consulta acerca da necessidade. As propostas recebidas representam cifras que são totalmente inviáveis para o atual momento, nem mesmo se para tal fosse criada uma taxa extra. No entanto, o Sindicato continuará a estudar o assunto, buscando outras possibilidades.

O PL 7607/2010 inclui os Engenheiros Agrônomos do serviço público como Carreira Típica de Estado e está em fase de redação final. Vamos acompanhar atentamente o andamento do mesmo.

Foram feitas duas visitas à Câmara dos Deputados durante a Reunião, onde foram realizados contatos com diversos parlamentares componentes da CTASP, inclusive com a assessoria da Deputada Fátima Pelaes, que apresentou requerimento para a audiência em 2012. Estamos buscando agora a definição de data, de modo a preparar uma grande mobilização dos PFAs, para este dia. Trabalharemos para coincidir esta data com o II Encontro de Delegados Sindicais, a fim de termos na audiência representações de todas as SRs.

Nos mesmos contatos com os parlamentares, foi demandando o aproveitamento da emenda EMC 11/2013 do Deputado Dr. Rosinha neste PL, que tramitará na CTASP, tratando da reestruturação da carreira e de uma nova tabela salarial.

Foi discutida e aprovada a proposta de articular com parlamentares o protocolo de Indicações ao MPOG, a fim de pressionar a SRT a nos receber. Foi protocolado ainda ofício no MPOG e realizadas reuniões com deputados, na Casa Civil e no Incra, para solicitar reunião na SRT (Secretaria de Relações de Trabalho). Os contatos já realizados permitiram a marcação da primeira reunião com a SRT, para o dia 21 de março, às 15h. Neste dia, serão convocadas reuniões nas SRs para discutir a carreira e a reformulação dos órgãos agrários, a fim de mobilizar os PFAs para o período em que a Diretoria estará reunida com o Secretário Sérgio Mendonça.

O SindPFA trabalha ainda em estudos para ampliar a atuação da carreira. Tratam-se, por exemplo, de estimar a atuação em outros órgãos da administração, na fiscalização do ITR, na regularização fundiária, na certificação, controle na aquisição de terras de estrangeiros, combate à lavagem de dinheiro, parcelamento e descaracterização rural; estudos sobre a ampliação das formações profissionais que compõem a carreira, a nomenclatura e o recebimento por subsídio. Na próxima reunião deverão ser apresentadas propostas para estes temas. Os diretores devem realizar pesquisas dos interessados em realizar o curso de georreferenciamento. Sugere-se que os delegados organizem os PFAs para demandar das respectivas chefias EPIs, na forma como foi realizada pela SR de Santa Catarina.

 

Consolidação do SindPFA

Com relação à formalização do convênio com o MPOG, toda a documentação necessária foi entregue, já se encontra analisada e aprovada pelo órgão. Aguarda-se apenas que o MPOG chame o Diretor Presidente para assinar o convênio. Há perspectivas de que isso aconteça em breve.

A Carta Sindical, porém, pode demorar um pouco mais. A documentação foi entregue em junho de 2012. Os processos permaneceram parados por algum tempo no MTE e recentemente se noticiou que voltaram a ser analisados, segundo novos critérios do Ministério, que sofreu muitas mudanças, inclusive a recente troca de Ministro de Estado. O processo do SindPFA atende os requisitos, mas as análises do MTE estão nos processos protocolados ainda em 2011. É necessário, pois, aguardar.

Estamos negociando com o Incra mudança da nossa sede para uma outra sala, mais espaçosa, onde possam ser melhor divididos espaços de recepção, para o Diretor Presidente, a Assessoria de Comunicação e uma sala de reuniões. Há perspectivas de que isso aconteça em breve. Destacado também na reunião a necessidade de profissionalizar os processos administrativos, o atendimento aos sindicalizados, o novo ambiente, afinal o Sindicato é uma Instituição, pois o espaço será também mais adequado para receber os sindicalizados e lhes prestar um serviço adequado. Vamos, nessa mudança, adquirir novos computadores, telefones, servidor e desenvolver um sistema de compartilhamento de dados. Estuda-se, nesse processo, a montagem de uma loja do SindPFA, com produtos úteis aos PFAs. Isso não anula, porém, o processo da compra da nova sede. Conforme decidido em Assembleia Geral, estamos depositando o valor estabelecido, a cada mês, em conta específica.

 

II CNPFA

Foi ratificada a sugestão dos delegados sindicais para a realização do II CNPFA no ano de 2014, quando possivelmente o cenário institucional estará mais bem delineado e poderemos discutir algo mais palpável. O tema provisório é “Governança Agrária e a necessidade de reformular os órgãos agrários federais”.

 

Comunicação e Marketing

Foi apresentado pela Assessoria de Comunicação o Plano de Comunicação do Sindicato para o ano corrente, ações estas que já estão em andamento, incluindo ações publicitárias, ações de comunicação organizacional e relação com os sindicalizados, inclusive aposentados, assessoria de imprensa e ações de endomarketing. A comunicação apresenta-se não como uma diretoria temática que trabalha em separado, mas como um serviço que agrega todo o processo e une todas as diretorias.

A comunicação dará bastante destaque à questão da campanha salarial de 2013, já iniciada. Deve ser dada publicidade aos sindicalizados sobre as ações já desenvolvidas e em andamento, de modo a responder os anseios da categoria.

Foi apresentada aos diretores pela Assessoria de Comunicação a marca escolhida pelos sindicalizados dentre as três opções colocadas em votação. Já está em desenvolvimento a identidade visual que a acompanhará, como templates, papelaria e aplicações institucionais. A marca será lançada até o início de abril no novo portal do SindPFA, que já está em desenvolvimento e teve algumas telas apresentadas aos diretores. O novo portal também abrigará alguns serviços aos sindicalizados, informações temáticas e convênios, onde será priorizada a criação de mecanismos de comunicação entre os sindicalizados e as diretorias temáticas, conforme a necessidade de cada demanda, de modo a descentralizar o processo de comunicação.

Será dada continuidade à campanha da Governança Agrária, tendo em vista que ela tem sido o que tem nos colocado em evidência nos últimos meses. Em especial, será focado na questão da assessoria de imprensa, pautando veículos sobre assuntos que interessam à categoria.

Como sugestão vinda da SR-13/MT, serão realizadas videoconferências com as SRs, previstas inicialmente para os dias 25 e 26 de março. Nelas, estarão discussões dos resultados dessa reunião, a explanação das ações da campanha salarial de 2013 (em especial a realização da audiência pública na Câmara e a mobilização que será necessária), a campanha da Governança Agrária, e também a apresentação do novo portal.

Será realizado no segundo semestre de 2013 um seminário sobre a questão da governança agrária e a soberania nacional, a ser realizado no DF.

 

Resgate da Autarquia como órgão de terras / Instituto de Terras

A Assessoria de Comunicação fez o balanço inicial da Campanha por uma nova Governança Agrária, que envolveu trabalhos publicitários, jornalísticos e de articulação política. O trabalho publicitário envolveu o lançamento do site, a formatação do documento propositivo em forma de publicação e uma campanha publicitária propriamente dita, com produção de comercial de Rádio e TV e sua respectiva veiculação.

No âmbito jornalístico, obteve-se um grande resultado na veiculação da matéria pelo jornal O Estado de S. Paulo no dia 3 de fevereiro, com grande destaque e com citações claras à categoria. A matéria causou grande impacto, foi replicada por pelo menos 60 veículos pelo país e tem forçado a autarquia na correção dos problemas e na melhora do sistema cadastral.

O SindPFA busca agora universidades, entidades e personalidades da sociedade civil organizada que estejam ligadas ao assunto e que possam nos apoiar e se engajar na nossa iniciativa, além de apoio ao projeto também por meio de parlamentares afins, tanto na Câmara como no Senado.

Será buscada a realização de uma Audiência pública sobre o tema da Governança Agrária, a fim de fomentar o debate e inserir os Peritos Federais Agrários na discussão.

Serão feitos estudos e buscas de informações que podem agregar a campanha e manter o assunto em discussão na sociedade. A Assessoria de Comunicação trabalhará na inserção destas informações nos veículos de comunicação. Os estudos poderão envolver os temas: ATER/ATES, Aquisição de IR por estrangeiros, Programa Terra Legal, Georreferenciamento e Cadastro Rural e ITR.

 

Formação de lideranças e incentivo à filiação

Serão buscados convênios e pesquisadas parcerias que podem ser interessantes para os PFAs sindicalizados. Inicialmente serão pesquisados benefícios na aquisição de passagens aéreas e um possível plano de saúde que atenda os PFAs em âmbito nacional.

Serão buscados contatos também com os novos PFAs que vierem a tomar posse em virtude da recente nomeação. O SindPFA deve preparar ainda a sua apresentação para a recepção que será feita pela direção do Incra aos novos servidores.

A Diretoria entendeu como importante a valorização dos delegados sindicais. Trabalharemos no oferecimento de formação sindical aos delegados. Para tal, será feita uma consulta ao nosso escritório de advocacia e à AnffaSindical, que tem agido com muita parceria para conosco. A formação seria oferecida no próximo Encontro de Delegados Sindicais. Serão criados ainda materiais institucionais do Sindicato para uso dos delegados sindicais em suas SRs.

Serão feitas, em calendário a definir, visitas dos diretores às SRs, a fim de aproximar a Diretoria da base. A definição das SRs a serem visitadas será determinada por estatísticas de sindicalização, sendo as primeiras visitas dedicadas às SRs onde houver baixa sindicalização dos PFAs lá lotados.

Deve-se buscar a participação dos PFAs nas ações da categoria. Um marco será a possibilidade de ativa participação dos PFAs na produção de conteúdo do novo portal, que será lançado em breve.

 

Acompanhamento dos processos judiciais

Os diretores de Assuntos Jurídicos e de Aposentados e Pensionistas estiveram no nosso escritório de advocacia conversando com os advogados. Como resultado desse encontro, teremos um relatório mensal de ações que envolvem a categoria e seu andamento. O novo portal centralizará os links de acompanhamento dessas ações, à disposição dos sindicalizados, bem como de legislações que envolvem a carreira do PFA.

Na mesma visita ao escritório de advocacia, estudou-se impetrar uma Ação Civil Pública para igualar ao TCU o vale alimentação dos servidores. Os advogados esclareceram, porém, que é uma causa temerária, com grande chance de perca e de custos. No entanto, eles realizarão um estudo sobre o caso para apresentar-nos.

 

Assuntos gerais e administrativos

O Diretor Presidente, Ricardo de Araujo, estará de licença médica durante todo o mês de abril, para realização de uma cirurgia. Portanto, durante o mês, o Presidente será substituído por diretores, ficando a seguinte escala: 1ª semana: Francisco Marote (SR-29/MSF, Dir. de Relações Institucionais), 2ª semana: Henrique Morais (SR-16/MS, Dir. de Assuntos Jurídicos), 3ª semana: Fernando Faccio (SR-10/SC, Dir. de Comunicação), 4ª semana: Haroldo Araújo (SR-23/SE, Dir. de Política Sindical).

A reunião foi encerrada em 14 de março de 2013. As decisões aqui tomadas, porém, acompanharão os diretores até a próxima realização, de modo a produzir uma gestão participativa e produtiva.

 

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo

Avec Win Vegas Plus Casino, profitez d’un environnement de jeu fluide et agréable, où la diversité des titres et les bonus fréquents enrichissent chaque partie.

Legiano Casino met en avant une interface claire et des jeux soigneusement sélectionnés pour offrir une expérience immersive à chaque session.

Shiny Wilds attire par ses visuels attractifs et ses fonctionnalités modernes, conçues pour maximiser le plaisir de jeu et les opportunités de gains.

Nine Casino propose une ludothèque bien équilibrée et des sessions fluides, adaptées aussi bien aux débutants qu’aux joueurs expérimentés.

Lucky31 séduit par ses promotions généreuses et ses jeux bien conçus qui garantissent des sessions dynamiques et engageantes.

Bommerang Casino offre des jeux interactifs et des titres visuellement immersifs qui enrichissent chaque partie pour un plaisir ludique continu.

Rizz Casino met en avant une plateforme conviviale, avec une navigation intuitive et des jeux attractifs pour des sessions divertissantes.

Locowin propose une collection de jeux bien structurée et des fonctionnalités modernes pour une expérience agréable à chaque partie.