Peritos Federais Agrários de todo o país estão mobilizados em chamar a atenção da sociedade para o descaso do governo federal com a reforma agrária e a gestão de terras no Brasil. Desde 3/10, última quinta-feira, os profissionais já iniciavam uma Campanha que intitulou “Falecimento da Reforma Agrária“, publicada em seu site e acompanhada por vídeo na internet e veiculações em rádio. A categoria aderiu à iniciativa nas Superintendências regionais do Incra e promoveram ainda atos simbólicos como o velório e o enterro da Reforma Agrária.
Em meio à irreverência das ações promovidas pelos Peritos Federais Agrários, fica patente o baixo compromisso do governo federal com a causa agrária.
No Piauí, os profissionais fizeram nesta terça-feira, 8/10, o velório simbólico do programa, vestidos de preto, com velas, cantorias e um cenário bem preparado.
Posteriormente fizeram a “cremação da reforma agrária”, denunciando o pior ano para a reforma agrária de todo o período de redemocratização. A ação teve cobertura da imprensa e repercutiu em meios como o G1, Diário do Povo do Piauí, Portal 180 graus, Portal AZ, Portal O Dia, Blog do Edilson Alencar, entre outros. Veja abaixo o vídeo da TV Cidade Verde, que acompanhou a manifestação dos Peritos.
Os protestos realizados na quinta-feira, 3/10, também ganharam destaque nos veículos de comunicação locais. No Pará, a ação realizada pelos profissionais de Marabá foi noticiada no Bom Dia Pará, programa transmitido para todo o Estado. Lá, a notícia foi parar na Gazeta de Rondônia, nos blogs Língua Ferina e Zé Dudu. Veja aqui o vídeo veiculado na afiliada da Rede Globo no Pará.
No Acre, mais de oito veículos de comunicação cobriram a ação. Matérias foram publicadas nos portais G1, O Alto Acre, O Rio Branco. Veja abaixo o vídeo da Gazeta News.
Com a publicação da notícia no jornal O Estado de S.Paulo, a notícia se espalhou e foi retransmitida pelo Estado de Minas, Rede Agronomia, Agrolink, Diário do Grande ABC, Revista Exame, Correio Braziliense, Fonacate, Política Livre, No Poder, Leia já, Blog Racismo Ambiental, Cedefes, dentre muitos outros impressos e eletrônicos.
A notícia despertou ainda a atenção da oposição para o tema, sendo veiculada no site do PSDB e no Blog do Senador Álvaro Dias (PSDB/PR).
Em muitas outras SRs, materiais sobre a Campanha do SindPFA estão sendo afixados. Veja abaixo.
Faixas afixadas na Superintendência do Espírito Santo.
Profissionais de Petrolina-PE mobilizados.
Veja aqui mais ações realizadas.
Coordenador Executivo