Foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 18, o decreto de exoneração – a pedido – de Carlos Mário Guedes de Guedes do cargo de Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra.
Na foto, Carlos Guedes deixa o carro na lama e outro veículo oficial teve de resgatar o presidente, vítima de um alagamento em Brasília, em 27/12/2013. O clique é de Breno Fortes, do Correio Braziliense.
O agora ex-presidente do Incra foi nomeado Assessor Especial da Ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para auxiliar em questões como regularização fundiária, dada sua “conhecida expertise” no assunto e experiências “bem-sucedidas” como o Terra Legal.
O Diário também anuncia Maria Lúcia de Oliveira Falcón (foto ao lado) para a Presidência do Incra.
É baiana, Engenheira Agrônoma e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e professora licenciada da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Foi Secretária de Planejamento de Aracaju e de Sergipe e ex-Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Também presidiu a Comissão Nacional de Cartografia (Concar). Foi assessora no Sindicato dos Petroleiros e supervisora dos escritórios da Bahia e de Sergipe do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Lúcia Falcón foi sondada em 2010 para assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas foi impedida por resistência da corrente petista Democracia Socialista.
O PFA Leonardo Góes (foto ao lado), até então Superintendente Regional de Sergipe, será o Diretor de Programas – consequentemente, Presidente Substituto – do Incra, cargo ocupado até pouco tempo atrás por Érika Galvani Borges. Leonardo está em Brasília e já ocupa o posto há pelo menos uma semana, embora ainda não nomeado. As possíveis mudanças nas Diretorias devem ocorrer nos próximos dias, dado que a nomeação cabe à Presidente da República.
Coordenador Executivo