Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Avaliação de propriedades rurais na Amazônia Brasileira
Fatores agronômicos, ambientais e ocupacionais.

Por JORGE LUIS NASCIMENTO SOARES

Os artigos e os comentários não representam necessariamente a opinião do Sindicato; a responsabilidade sobre eles é dos autores.
Veja aqui os Termos de Uso do Site.

Resumo:

O objetivo deste projeto é investigar alguns elementos utilizados nas avaliações imobiliárias na região amazônica, no que tange à presença de ocupações irregulares, passivos ambientais e à capacidade produtiva da terra. Como estudo de caso foram apresentadas informações sobre a propriedade San Pedro, em Tailândia, Estado do Pará, Brasil, que foi oferecida ao INCRA para integrar o Programa de Reforma Agrária do Governo Federal. A propriedade foi objeto de ocupação por famílias de pequenos produtores rurais sem-terra e apresenta setores com ilícitos ambientais herdados, notadamente por desmatamento da floresta nativa. Sete amostras foram analisadas nos moldes do Método Comparativo Direto de Avaliação Imobiliária, sendo os atributos dos elementos submetidos aos critérios de exclusão de Chauvenet e ao tratamento estatístico baseado na distribuição ‘t’ de Student com 80% de confiança. O estudo confirma a importância dos fatores, posses e ancianidades das ocupações por sua relevância na determinação do preço justo de propriedades rurais na Região Amazônica, com uma redução de 66,5% do valor possível para o imóvel investigado.

Acesse o artigo clicando aqui.