Sábado, 20 de Abril de 2024

Qual o futuro (próximo) da esquerda agrária?
Comentário de Zander Navarro

Por Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários - SindPFA

Os artigos e os comentários não representam necessariamente a opinião do Sindicato; a responsabilidade sobre eles é dos autores.
Veja aqui os Termos de Uso do Site.

“Ficarei grato se a direção do Sindicato puder disponibilizar o curto comentário a todos os filiados, sem assumir, como seria óbvio, qualquer comprometimento com a análise que proponho”, disse Zander Navarro (1), que foi painelista no II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, ao enviar este texto ao SindPFA.

“Meu objetivo, como tem sido desde sempre, em relação a tudo o que escrevo, tem sido apenas promover o debate entre nós sobre o estado atual e as tendências principais do desenvolvimento agrário brasileiro”, completou.

Atendendo ao pedido, o texto pode ser lido abaixo ou baixado em PDF neste link.

(1) Engenheiro Agrônomo, Doutor em Sociologia (Sussex University, Inglaterra, 1981), pesquisador concursado da Embrapa (Brasília). É professor aposentado da UFRGS (Porto Alegre). Foi professor e pesquisador no “Institute of Development Studies” (IDS, Brighton, Inglaterra), entre os anos de 2003 e 2010 e pesquisador visitante nas universidades de Amsterdam, Toronto e no MIT (Cambridge, Estados Unidos). Foi assessor especial do MAPA (2009-2011) e consultor de inúmeras organizações, brasileiras e internacionais, governamentais e da sociedade civil. Livros recentes (autor e/ou organizador, em coautoria): Agricultura brasileira. Desempenho, desafios e perspectivas (IPEA, 2010); Agricultura familiar: é preciso mudar para avançar (Embrapa, 2011); A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário brasileiro: ganhar tempo é possível? (CGEE, 2013); O mundo rural no Brasil do século 21A formação de um novo padrão agrário e agrícola (Embrapa e Unicamp, 2014) e Novo mundo ruralA antiga questão agrária e os caminhos futuros da agropecuária no Brasil (Unesp, 2015). Autor do artigo “O mundo rural no novo século (um ensaio de interpretação)“, publicado em Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade ambiental (IPEA, 2016).