Caros amigos,
Chegamos a mais um 12 de outubro, Dia do Engenheiro Agrônomo, a formação de todos nós, Peritos Federais Agrários.
Para além do trabalho no planejamento e preparo do solo, nos procedimentos de adubação, irrigação e demais tratos com as culturas, no cuidado com a alimentação e reprodução animal, nós estamos celebrando hoje a escolha que fizemos por amor; amor à terra, e a todos os que dela precisam.
E somente isso já é de uma beleza singular e merece todas as comemorações; mas, além disso, vemos nos profissionais que formam a Carreira a vontade de executar um projeto maior, uma política agrária séria, permanente e propulsora para o desenvolvimento do rural brasileiro. E isso é louvável.
A data chega – mais uma vez, infelizmente – em período de instabilidade no contexto político. O Incra continua um órgão sem rumo certo, as suas atividades estão reduzidas, estruturas sucateadas, recursos humanos desvalorizados e, claro, isso causa desmotivação. Em meio a tantas incertezas, porém, é de grandioso valor que a categoria mantenha-se unida e propositiva para buscar as soluções e os enfrentamentos necessários para os problemas que vive.
O SindPFA foi erguido pela vontade desses Engenheiros Agrônomos de não somente ter seus direitos defendidos e obter valorização profissional, mas também de verem-se num ambiente onde possam executar as políticas de sua atuação em sua plenitude. Por isso, sentimo-nos orgulhosos em representar esses guerreiros e ver que essa entidade, mesmo em tempos adversos, consegue persistir e avançar no trabalho sindical e empreender esforços por uma nova política agrária e pela reestruturação dos seus órgãos.
É uma tarefa difícil. Entretanto, o trabalho árduo nunca nos assustou, e bem sabemos que temos muito a oferecer enquanto profissão e enquanto Carreira constituída por esse ideal. Queremos aprofundar esse debate no II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, que começamos a preparar para a data provável de 17 a 19 de maio de 2016. Nutrimos a esperança de ver revigorada uma missão que já foi precípua do Estado brasileiro e queremos dar mais uma contribuição para isso.
Por isso, caros colegas, reguemos nesta data a motivação que nos trouxe até aqui. Deixamos aqui as nossas congratulações pela escolha por essa profissão incrível, pela coragem em prestar um concurso público para tão indispensável política pública e pelo trabalho importante que cada um desenvolve. Ficam também nossos agradecimentos pela confiança, o que nos motiva a continuar a lutar por um futuro melhor para todos.
Contem conosco.
no SindPFA
PFA na Superintendência Regional SEDE / DF
Ingressou no Incra em 02/01/2008