Caros colegas,
É nesse 12 de outubro, dia do Engenheiro Agrônomo, que rememoramos os momentos que nos fizeram ser o que somos hoje. Essa profissão tem valor em si mesma, pois ergue-se sobre o trabalho num dos maiores tesouros da história da humanidade, a terra. É nela que o Agrônomo faz seu labor transformar-se em paixão.
Essa paixão revela-se ainda maior quando os dons desses profissionais são colocados à disposição da sociedade, no serviço público. Os Peritos Federais Agrários são um dos maiores exemplos disso.
Não é fácil, evidentemente. As adversidades são constantes e inovam-se numa ávida dinâmica. Em contraponto, também devem renovar-se a nossa esperança e, mais importante, a nossa vontade de superar as dificuldades. É a inquietude daqueles que não se restringem às amarras do tempo, dos poderios e de todos os tipos de barreiras que movem a evolução da humanidade.
Organicamente, um sindicato é casa cativa destes inquietos e retroalimenta o desejo de modificar o que carece de mudança. Sabido é que, em meio às dificuldades, existe a confiança da categoria no trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa representação sindical. Com recursos, profissionais e tempo sempre limitados para as atividades, é gratificante poder contar com esse apoio. A isso, nossos sinceros agradecimentos.
O contexto político continua instável, algo que já não nos assusta, pois esse dinamismo historicamente não muda. O que necessita reinventar-se sempre é a nossa capacidade de, diante dos desafios, que são muitos, responder à altura, de sermos pró-ativos, de sermos resilientes. Sentimos que estamos evoluindo nisso e aprendendo. Almejamos que, num futuro não muito distante, isso se converta em notável valorização e reconhecimento.
O II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, no qual estamos empenhando todas as nossas forças, pretende ser um marco, para a categoria, governo e sociedade, em fazer com que esses esforços tragam luz ao que são e, principalmente, ao que podem ser os Peritos Federais Agrários numa nova institucionalidade para a governança das terras brasileiras.
Estamos ansiosos em ter reunida aqui a categoria para alavancar os debates, resgatar a motivação e renovar as forças para as batalhas que hão de ser empreendidas nesse sentido. Certamente, a unidade que dele sairá será propulsora de uma nova realidade para todos. Não há dúvidas de que cada momento de esperança e de luta, esforço, estudo e dedicação valeram e valerão a pena.
Estejam certos de que todos os PFAs tem nos que aqui trabalham esse compromisso. Queremos tê-los também conosco, em coro uníssono, para a valorização do profissional que trabalha pelo principal ativo do nosso país.
Feliz dia do Engenheiro Agrônomo!
no SindPFA
PFA na Superintendência Regional SEDE / DF
Ingressou no Incra em 02/01/2008