Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Diante de uma “mesa da imposição” e de um futuro incerto
Uma reflexão sobre a atual situação, a consulta à categoria e suas implicações

Caros Peritos Federais Agrários, 

Chegamos ao fim de agosto, sentados a uma “mesa de imposição” e não de negociação. O testa de ferro desse governo é um secretário de discurso pronto, que não se abala às pressões. Não existe diálogo, apesar de que, do nosso lado, argumentos não faltaram, senão vejamos:

Amargamos o pior salário entre as carreiras de área fim de nível superior do Executivo Federal. Se considerarmos as carreiras de Estado então, há muitas delas discutindo a “quebra do teto” do funcionalismo, enquanto nós estamos lutando por um mínimo de atenção. 

Apoio parlamentar não faltou; foram meses de cultivo e muitas solas de sapato gastas no Congresso Nacional. Moções de apoio de mais de 60% da Câmara dos Deputados; telefonemas de influentes à Miriam e ao Pepe, dentre outros. 

Apontamos a possível origem para cobrir um reajuste e ainda dar receita ao erário. Falo do estudo sobre o ITR, com a disposição do Perito Federal Agrário em auxiliar sua fiscalização, sem nenhuma alteração de legislação nem de alíquota,mas simplesmente com a participação do PFA no processo, o que permitiria, com seu conhecimento técnico, tornar a fiscalização eficiente. O potencial de arrecadação é de R$ 6 bilhões, enquanto querem nos dar um reajuste com impacto de R$ 30 milhões. 

A discrepância salarial nas comparações com outras carreiras assemelhadas é contundente; a origem com o FFA também. Muitos tiveram um aumento de 100% nos salários iniciais de 2008 pra cá e nós 18%. Vimos outra carreira ter sua remuneração convertida em subsídio no ano passado enquanto nós estamos brigando arduamente para manter o VB em 60%. E por aí vai. 

O próprio secretário Sérgio Mendonça falou na última reunião que nossos argumentos “são contundentes” e que nossa situação é provavelmente a “mais dramática” vivida naquela mesa. O tratamento de Estado dado às demais carreiras, porém, não se compara ao que querem fazer conosco: reduzir o PFA à igualdade com os “carreirões” do Executivo. Isso mostra uma escolha do governo; no nosso entendimento, a escolha de acabar com o Incra. 

Aliado a esse já dramático cenário, estamos frente a um presidente e um ministro sem prestígio, que, incapazes de defender a categoria no governo, retiraram-se, de maneira submissa, das negociações. O envolvimento dos dois na causa dos Peritos Federais Agrários foi pífio. Ao ouvirem um “não” do autoritário centro de governo, não se deram ao trabalho de discordar, o que demonstra que não estão interessados nos órgãos que gerem, mas nas suas carreiras políticas. 

O presidente quer emplacar a todo custo que o Incra será referência mundial em governança agrária. A não ser que ele faça isso sozinho, o contexto de colapso institucional mostra que isso está distante, mas muito distante, de acontecer. O ministro, ao que vemos, só está nessa pasta para entregar retroescavadeiras. Em 2014, todos sairão, nada acontecerá, e nós continuaremos à míngua.

Diante desse triste, mas real, cenário, colegas, é que afirmo que não há diálogo, há uma imposição e um desejo desse governo de assistir ao nosso fim. Nós nos mostramos abertos ao diálogo, oferecendo os parâmetros mínimos para que uma proposta fosse apresentada. Eles, porém, não foram considerados. A última reunião no Ministério do Planejamento só teve uma utilidade: a de dizer algumas verdades a esses intransigentes e marcar a retirada do Guedes de Guedes na negociação (que na verdade nunca existiu). 

Chegando ao fim de agosto, e diante do iminente fim das negociações na mesa do Mendonça, foi que, vislumbrando um cenário tenebroso, resolvemos perguntar às bases se devemos pelo menos tentar salvar a estrutura da carreira; pois corríamos o perigo de ter que submeter a mesma proposta de 2012 à categoria e ela acabar passando. A pergunta, como se esperava, gerou bastante polêmica na categoria. É claro que a Diretoria não considera uma vitória ter submetido essa situação para consulta. É com muita resistência que tivemos que fazer isso. 

Alguns questionaram sobre a falta de orientação da Diretoria sobre os temas a serem votados. Mas isso foi proposital, não quisemos defender nenhum dos lados, de modo a perceber o entendimento que a categoria tem da atual situação. Fique claro, portanto, que não estamos defendendo essa posição como uma boa opção. O resultado mostra bastante interesse dos PFAs na luta, muita mobilização. Enquanto vemos muitas assembleias de outras categorias por aí reunirem 15, 20 pessoas, nossa reuniu mais de 400. Mostra muita unidade, isso é muito bom. 

O resultado, porém, mostrou um certo equilíbrio de visões acerca do nosso futuro, se a nossa luta realmente chegará a um resultado nos moldes que buscamos, nesse contexto que vivemos hoje. Percebam que a defesa da manutenção de 60% do VB e da amplitude total se dará num último caso, não faremos isso irresponsavelmente, e qualquer decisão será tomada por todos. 

O fato é que nós teremos que submeter às bases, ainda que contrário à opinião de muitos e talvez contra a nossa própria vontade, o que for proposto nessa última semana na mesa do Mendonça. O que há de se entender aqui é que, como Presidente e como Diretoria Colegiada, estamos a mandato de uma categoria inteira; dos favoráveis e dos não favoráveis nesse ponto. E não há outra forma de dirimir melhor qualquer questão a não ser levar as decisões às bases, que é soberana e, democraticamente, decide. Lutamos por meses para que se avançasse em uma proposta e, tenhamos sucesso ou não, precisaremos submeter o que vier à categoria. 

Essa decisão, porém, vai muito além de ter um aumento agora ou não. Devemos considerar alguns pontos: 

Estamos lidando com um governo muito diferente do qual lidamos em anos anteriores. Um governo autoritário, que quer impor sua decisão. 

O prazo na mesa do Mendonça se encerra dia 30 de agosto. Após esse prazo, não é por lá que teremos chance de avançar, embora ele tenha dito que “se o governo quiser, ele pode fazer ajustes após esse prazo”; nesse contexto, teremos que estar dispostos a tensionar e lutar de uma forma bastante contundente, e aqui falo de todos. 

Ano passado, muitas categorias aceitaram em dezembro a proposta; mas elas não tiveram a oportunidade de negociar, apenas de aceitar o que lá estava. 

Nossa vitória está condicionada ao que o governo quer do Incra. 

Então: não aceitar isso novamente agora é uma atitude de muita coerência nossa, muita bravura, de muito orgulho, de respeito e honra aos colegas que entregaram seus cargos, de repúdio à vontade desse governo autoritário e intransigente, de mostrar que nossa causa vai muito além desse tratamento de descaso e uma predisposição a uma luta mais árdua que vem pela frente. Mas é também um risco, o de chegarmos a 2014 sem nenhum reajuste.  

Se a categoria aceitar, respeitaremos a decisão da maioria. Nesse caso, a nossa luta continuará, embora não saiamos com o sentimento de vitória no momento. O ambiente institucional se tornará cada vez mais insustentável, a exemplo dos cargos vagos. Se resolverem não aceitar, da mesma forma, respeitaremos a decisão da maioria, ciente do risco de não termos nada por mais um ano. 

Diante de tudo isso, propomos, pois, que nesta segunda-feira, a categoria se reúna novamente em cada uma das unidades, reflita e discuta os argumentos de cada um dos lados, exponham suas opiniões. Busquem as manifestações no nosso fórum, nas redes sociais, nos e-mails. Os argumentos são legítimos e vemos que há muita lucidez de ambas partes. 

Estejam certos de que este Sindicato, apesar de nosso cansaço (e de toda a categoria), continuará a lutar para que avancemos, de forma cada vez mais contundente, como é a vontade da categoria. Nesta segunda-feira, por exemplo, faremos um Ato simbólico na frente do Incra, quando vamos protocolar os pedidos de exoneração para o Ministro, com cobertura da imprensa, presença dos PFAs da Sede, DFE e Goiás, e temos munição para muitos outros embates nos próximos meses. 

Nós estamos dispostos a continuar lutando, em um contexto desfavorável e com perspectivas de resultados apenas de médio a longo prazo. Resta saber, portanto, se a categoria também está disposta; esta é a decisão maior de uma eventual próxima assembleia.

Qualquer escolha é uma decisão difícil e dolorosa. Muitos sairão descontentes e procurarão encontrar um culpado. Mas certamente não o encontrarão na própria categoria, pois força, luta e resistência não nos faltaram em nenhum momento. Precisaremos ter sabedoria para entender e respeitar a vontade da maioria.

click why men have affairs reasons married men cheat
the cost of an abortion non surgical abortion cost read here
read early abortion cost where can you get abortion pills
abortion facts cost for abortion pill oral abortion pill
how many women cheat on husbands open what makes husbands cheat
how many women cheat on husbands open what makes husbands cheat
std testing at home symptoms of gonorrhea antibiotics used for chlamydia
hiv facts living with hiv/aids pics of hiv rash
i want an affair open reasons women cheat
husband cheated on me my wife emotionally cheated on me cheat
did my girlfriend cheat dabbeltinsurance.com did my girlfriend cheat
how to cheat on your wife astrobix.com your wife cheated on you
your wife cheated on you blog.icuracao.net want wife to cheat
adult sex stories teacher student survivingediscovery.com sex change stories
how women cheat women who cheated all wife cheat
kr vijaya sex stories solveit.openjive.com free readable adult stories
akka sex stories astrobix.com reading sex stories
desi adult stories click horny sex stories
rx discounts coupons go rite aid couponing
walgreens coupons printable caglayansever.com rx coupon
rx discounts hikebikeclimb.net rx pharmacy coupons
in store walgreens photo coupons krazy coupon rite aid pharmacy transfer coupons
common side effects ciprofloxacin medication ciprofloxacin 500mg what is ciprofloxacin hcl used for
married men who cheat with men insight.nestingen.com reasons why women cheat
spy apps for android free xn--sorpendlerklub-sqb.dk spy app for android
abortions in houston prostudiousa.com unplanned pregnancy
abortion at 18 weeks periods after d&c end pregnancy
abortion at 18 weeks free abortion clinics in the bronx end pregnancy
cialis manufacturer coupon 2016 open free cialis coupons
rite aid couponing living rich with coupons rite aid rite aid pharmacies
rx coupon code open free prescription cards
tadalafil 60mg shellware.com zovirax
doxycycline ecarlos.net xifaxan pill
viagra coupon code viagra coupons printable viagra online coupon
transfer prescription coupon open viagra.com coupons
drug coupon modelosguayaquil.com online viagra coupons
drug coupon modelosguayaquil.com online viagra coupons
coupons for viagra softballspa.com discount coupons for prescriptions
can i take indomethacin with naproxen canitake.net can i take indomethacin with naproxen
cialis dosage 20mg for sex weekend cialis dosage maximum
cialis professional generique 20 mg cialis professional generique 20 mg cialis professional generique 20 mg
how effective is viagra viagra where to buy to buy viagra online
how to buy viagra viagra for sale uk buy viagra cheap
how to buy viagra viagra for sale uk buy viagra cheap
side effects of viagra tablets viagra to buy online cheap online viagra
prices cialis lipseysguns.com brand cialis price
transfer prescription coupon click cialis trial coupon
prescription discount coupons prescription drug cards cialis coupons free
prescription discount coupons prescription drug cards cialis coupons free
drug coupons free printable cialis coupons prescription drug coupons
cialis manufacturer coupon coupon cialis free printable cialis coupons
viagra noknek link viagra wiki
viagra noknek viagra kamagra viagra wiki
naproxene zygonie.com naproxene
ibuprofen 800 ibuprofen ibuprofen 800 mg
venlafaxine bluefish open venlafaxine side effects
venlafaxine bluefish open venlafaxine side effects
cialis forum hr cialis forum cialis forum
ciprofloxacin wiki ciprofloxacin mælkeprodukter ciprofloxacine
concorde read concor
concorde read concor
imodium g2 acoustic stage link imodium kapela
terrassenplatten come2belgrade.com terrassendielen
avodart cancer shellware.com avodart hair loss
avodart cancer shellware.com avodart hair loss
nexium zrnca open nexium tablete cena
dulcolax liquide blog.idilbaby.com dulcolax liquide
buscopan ampula floridafriendlyplants.com buscopan smpc
cipromed ciprofloxacin cipromed
buscopan smpc read buscopan cena
sildenafil krka cijena click sildenafil structure
sildenafil krka cijena click sildenafil structure
diflucan 200 realtycollective.com diflucan effets secondaires
zofran zydis 4 mg click zofran
lipitor vs atorvastatin sentencingguidelines.co.uk lipitor atorvastatin
lasix lasix precio lasix ampolla
propranolol krema charamin.com propranolol lek
dipyridamole dipyridamole pronunciation dipyridamole and surgery
cialis coupon card cialis coupon free coupon for prescription
how long does an abortion take myhealthreport.ca buy abortion pill online
free cialis coupon 2016 eltrabajadordelestado.org manufacturer coupons for prescription drugs
what happens during an abortion abortion experiences abortion clinics in birmingham al
abortion clinics in delaware aero-restauration-service.fr depression after abortion
buscopan preis website-knowledge.com buscopan plus
kamagra kamagra bolha kamagra bolha
abortion essay antea-int.com how does an abortion work
brufen 800 mg brufen 800 mg brufens
abortion at 6 weeks order abortion pill online price of abortion
abortion facts and statistics how much does the abortion pill cost abortion pro choice
lilly coupons for cialis cialis coupons from lilly cialis coupons free
lilly coupons for cialis cialis coupons from lilly cialis coupons free
methods of abortion pill abortion pill information spontaneous abortion pill
amoxicilline abloomaccessories.com amoxicillin 500 mg
amoxicillin 500 mg agrisol.com.ar amoxicillin al 1000
omeprazole prix omeprazole vidal omeprazole 20 mg
buscopan hund buscopan preis buscopan
the abortion pill ecsamplifiers.co.uk how much does abortion pill cost
discount prescriptions coupons steadfasttraining.co.uk cialis coupon codes
coupons for prescription drugs ismp.org free printable cialis coupons
about abortion pill abortion pill clinics in houston different types of abortion pill
loette acne totspub.com loette pildora
loette acne totspub.com loette pildora
abortions facts achieveriasclasses.com free abortion pill
viagra kamagra cialis website-knowledge.com viagra cena
amoxicillin dermani haqqinda amoxicillin 500 mg amoxicillin nedir
pros and cons of abortion how do abortion pill work how much is the abortion pill
feldene flash feldene d feldene capsulas
voltaren nedir voltaren jel voltaren patch
how much are abortions abortion price third trimester abortion pill
after abortion pill pro abortion how to have an abortion pill
coupon for free free online coupons online pharmacy coupons
pro choice abortion pill spiritocagliese.it abortion pills cost
amoxicillin 1000 mg amoxicillin 1000 mg amoxicillin 500 mg
natural abortion pill cheap abortion pill home abortion pill
abortion pill costs abortion clinics in houston tx early abortion pill options
information on abortion pill abortion pill articles getting an abortion pill
how to get an abortion pill angkortaxiservice.com cost of abortions
vermox cena vermox vermox
abortion pill side effects 2nd trimester abortion pill how does abortion pill work
viagra prodej viagra recenze viagra
free printable cialis coupons discount coupons for cialis lilly cialis coupon
facts on abortion pill abortion pill low cost abortion pill
coupons for cialis 2016 cialis discount coupons online printable coupons for cialis
how much does an abortion pill cost what is abortion pill abortion pills
abortion at 12 weeks pregnant pregnancy by the weeks medical pregnancy termination
lamisil para que sirve lamisil crema lamisil pomada
cialis prescription coupon prescription discount coupon transfer prescription coupon
amoxicillin dermani haqqinda amoxicillin nedir amoxicillin
amoxicillin al 1000 amoxicillin endikasyonlar amoxicillin endikasyonlar
coupon websites free andreinfo abortion
duphaston iskustva duphaston duphaston tablete
cialis prescription coupon pristineschool.com lilly cialis coupon
free abortion pill alessiariflesso.com abortion pill cost without insurance
natural abortion pill methods abortion pill clinics in houston early abortion pill options
viagra wiki movidafm.net viagra
viagra wiki viagra kamagra cialis viagra
free online coupons free coupon site discount codes
alternatives to abortion pill aictmkulahospital.org cost of abortions
strattera price strattera without prescription strattera price without insurance
flagyl vademecum flagyl jarabe flagyl 500 mg
flagyl perros peider.dk flagyl jarabe
flagyl perros flagyl 500 mg flagyl jarabe
viagra cena viagra kamagra cialis viagra torta
cialis coupon card funtimeleisure.co.uk cialis 2015 coupon
neurontin diskuze lasertech.com neurontin alkohol
lamisil cream mcmurray.biz lamisil pastillas
abortion pill debate cost for an abortion abortion pill definition
abortion pill risks arborawning.com pro choice abortion pill
coupons for cialis printable cialis coupon 2015 cialis discounts coupons
abortion pill law abortions cost pros and cons of abortion
nootropil review nootropil piracetam nootropil
nootropil wiki nootropil review nootropil 800 g
cialis coupon card cialis online coupon free cialis coupons
coupon cialis drug coupon card cialis coupons online
online cialis coupons newdirectionscruises.com discount coupons for prescriptions
free prescription cards prescription coupon card free prescription discount cards
prescription discount coupons drug coupon cialis manufacturer coupon 2016
narcan challenge tymejczyk.com naltrexone and drinking alcohol
does vivitrol block alcohol avonotakaronetwork.co.nz naltrexone weight gain
naltrexone alcohol abuse read naltrexone adverse effects
naltrexone alcohol abuse site.cegep-rimouski.qc.ca naltrexone adverse effects
naltrexone brand click opioid antagonists for alcohol dependence
what is revia blog.pelagicfm.com how long does naltrexone block opiates
the promise of low dose naltrexone therapy floridafriendlyplants.com naltrexone efficacy
naltrexone generic narcan challenge naltrexone adverse effects
naltrexone generic read naltrexone adverse effects
vivitral shot naltrexone drug class drinking while on naltrexone
revia uses withdrawal from naltrexone naltrexone 3mg
naltrexone adverse effects blog.aids2014.org doctors who prescribe low dose naltrexone
vivitral shot naltrexone efficacy how long does naltrexone block opiates
low does naltrexone how long is naltrexone in your system ldn 3mg
low does naltrexone read ldn 3mg
low dose naltrexone pregnancy use of naltrexone will naltrexone show on a drug test

Por RICARDO DE ARAUJO PEREIRA

no SindPFA
PFA na Superintendência Regional SR - 28 / DFE

Ingressou no Incra em 26/03/1997