Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2023

12 de outubro: Dia do Engenheiro Agrônomo
A vida é feita e movida a desafios, e os Engenheiros Agrônomos são especialistas nisso

Ser Engenheiro Agrônomo pressupõe vencer desafios. A mais humana das engenharias nasce da possibilidade de compreender e enfrentar a natureza para o desenvolvimento do homem do campo e do ambiente. Chuva, sol, noite, frio, calor não impõem medo pelo caminho aos homens e mulheres que escolheram esse verdadeiro sacerdócio! Aliás, dialogam com eles e fazem desses elementos instrumentos de trabalho.

Os Engenheiros Agrônomos que se dispuseram a compor a Carreira de Perito Federal Agrário vão além e colocam o seu conhecimento à disposição da sociedade para trabalhar por valores ainda maiores e plurais: a segurança alimentar da população, a soberania nacional, a distribuição de terra e renda, entre outros.

Trabalhar ainda mais por uma política agrária séria, permanente e propulsora para o desenvolvimento do rural brasileiro é um imperativo que deve nos motivar todos os dias. Enquanto Carreira, é o nosso desafio do presente e do futuro, pelo qual o SindPFA trabalha diuturnamente. O II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, realizado em 2016, foi um marco e reforçou o olhar para esse propósito.

O contexto do nosso país não é, nem de longe, o ideal para isso. Mas problemas de ambiente nunca foram e não serão um problema para os Engenheiros Agrônomos, acostumados com o sol quente ou com a chuva no campo. A proatividade e a resiliência ainda são fortes características em nossa categoria, já revestida com os valores basilares que nos fizeram escolher essa profissão.

Apenas isso já merece todas as congratulações possíveis. Contudo, o 12 de outubro é motivo para agradecer e parabenizar por muito mais: pelas suas lutas diárias, pelo seu amor por essa profissão e pelo trabalho sério para um futuro melhor para toda a sociedade, apesar de todas as dificuldades.

Ainda temos muito a oferecer ao Brasil! Parabéns e obrigado!