Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

45 anos do Incra são lembrados com mobilização
Em Brasília, Presidente do Incra assina documento solicitando a reestruturação das carreiras

Nessa quinta-feira, 9 de julho, aniversário de 45 anos de criação do Incra, Peritos Federais Agrários de todo o país mobilizaram-se pela reestruturação do órgão e valorização das carreiras.

Na Sede do Incra, os PFAs estavam reunidos na sala do Sindicato, com a Diretoria em Brasília, os delegados sindicais Sebastião Parreira e Renato Caixeta e a equipe do SindPFA. Eles recepcionaram a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, que visitava alguns espaços da autarquia. Ela estava acompanhada de Francisco José Nascimento (Diretor Substituto da Gestão Administrativa), Leonardo Góes (Presidente Substituto do Incra), Marcelo Afonso Silva (Diretor de Obtenção de Terras), Luana da Cruz Coelho (Chefe de Gabinete) e Eva Sardinha (Coordenadora de Gestão de Pessoas).

Ela conheceu o ambiente do Sindicato e participou do café da manhã com os servidores. Ao final ela disse: “Espero voltar aqui com melhores perspectivas, mas estou animada”.

Outros servidores estavam mobilizados no térreo do prédio e organizaram um almoço. Uma mesa foi montada, com representantes da Assera (Associação de Servidores da Reforma Agrária em Brasília), da Cnasi (Confederação Nacional das Associações de Servidores do Incra) e Sávio Feitosa foi convidado a compor a mesa, quando a Presidente do Incra desceu e falou aos servidores presentes.

Durante sua fala, ela leu e assinou um ofício que foi encaminhado ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, solicitando o empenho dele junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a reestruturação das carreiras. A articulação é para que o documento enseje um Aviso Ministerial – documento próprio entre ministros – de Patrus Ananias a Nelson Barbosa, solicitando tratamento diferenciado às carreiras do Incra. Veja abaixo.

Nas superintendências regionais, também foram muitas mobilizações. Veja imagens de algumas.

SR 01 (PA)

SR 02 (CE)

A Delegada Sindical Neyla Mendonça fez um pronunciamento em nome dos servidores que reconhecem os 45 anos de existência do Incra fazendo história e conquistas, buscando que o governo volte a enxergar o órgão pela a importância que tem e pela promoção da mudança na vida de tantos. “Valorização do órgão para que continue seu papel fundamental para todos aqueles já tiveram a vida mudada por suas ações e os milhares que ainda clamam por inclusão e direitos”, disse.

SR 04 (GO)

Servidores conversaram sobre a situação atual do órgão e relembraram episódios vividos durante suas carreiras institucionais. O debate maior ficou por conta das questões sobre melhorias salariais e do plano de carreira. Depois da roda de conversas, os servidores apreciaram uma pequena exposição de fotos antigas e recentes que retratam os reflexos do trabalho dos servidores nos assentamentos implantados pelo Incra. Acompanham as fotos, poemas de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta, compositor e cantor nordestido, que em sua obra revive sua história de vida ligada à terra.

SR 10 (SC)

Paralisação dos Servidores de SC, com café da manhã. Recado para os gestores que é necessário reestruturação de carreiras junto com a discussão institucional.

SR 15 (AM)

SR 30 (Santarém-PA)