Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

8 de março – Dia Internacional da Mulher
Dia de todas as Peritas Federais Agrárias

O dia 8 de março é carregado de uma simbologia que remete à história de luta da mulher na busca por respeito, espaço e voz na sociedade civil e nos ambientes sociais e profissionais.

Muitas evoluções podem ser contadas nos últimos tempos, mas fatos lamentáveis de desrespeito e violência ainda registrados na atualidade, por exemplo, revelam a necessidade de continuidade da luta feminina. Uma luta que, na verdade, não é só delas, mas de toda a sociedade.

O SindPFA parabeniza todas as Peritas Federais Agrárias neste dia, congratula pelas vitórias já alcançadas e deseja-lhes muita força e disposição para as lutas presentes e vindouras.

Por oportuno, também registra o agradecimento a todas as Peritas que já se dispuseram a participar ativamente na representação do Sindicato, em especial as PFAs que atualmente estão neste quadro:

• Camila Alves Batista – Diretora Financeira;
  • Débora Santana Torres – Diretora Financeira Suplente;
  • Djalmary de Souza e Souza – Diretora de Formação Profissional e Delegada Sindical na SR-15/AM;
  • Luber Kátia de Oliveira Neto – Diretora de Formação Profissional Suplente e Delegada Sindical na SR-17/RO;
  • Teresinha de Jesus Alves Aguiar – Diretora de Assuntos Jurídicos Suplente e Delegada Sindical na SR-18/PB;
  • Mariana Rodrigues dos Santos – Diretora de Aposentados e Pensionistas Suplente e Delegada Sindical na SR-13/MT;
  • Joseane Alves Lima de Silva – Delegada Sindical na SR-01/PA;
  • Neyla Diógenes de Mendonça Andrade – Delegada Sindical na SR-02/CE;
  • Keila Christina Bernardes – Delegada Sindical Suplente na SR-15/AM;
  • Fabiane Bertotti – Delegada Sindical Suplente na SR-17/RO;
  • Cláudia Maria César de Araújo – Delegada Sindical na SR-24/PI;
  • Marcia Aline Silva de Almeida – Delegada Sindical Suplente na SR-25/RR; e
  • Lucila Nunes de Vargas – Suplente do Conselho Fiscal.

Agradecimentos também à Secretária Gleici Santos, membro da equipe de trabalho do SindPFA.

As mulheres na Carreira

No último levantamento do SindPFA, há 1164 Peritos Federais Agrários no quadro do Incra, dos quais 788 estão na ativa (sendo 21 cedidos) e 376 aposentados. Desse total, são 177 mulheres, o que representa um percentual de 15,3% dos profissionais. Destas, o SindPFA conta hoje com 146 Peritas sindicalizadas, um número que representa 82% de filiação.

O maior número de Peritas da ativa em uma unidade do Incra está na Sede, em Brasília, 18, seguido de Goiás, com nove Peritas, e Pará, com sete. Apenas a Superintendência Regional do Incra no Paraná não conta profissionais femininas na carreira de PFA.

História da participação feminina na representação da Carreira

A primeira gestão da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro), entidade que precedeu o SindPFA, de 1999 a 2001, tinha a PFA Marisa Pereira de Faria como Diretora Presidente Suplente do Diretor Presidente Jorge Luiz Silva Furtado.

De 2001 a 2003, a PFA Maria do Socorro F. de Medeiros Silva ocupou o cargo de Diretora Presidente Suplente do mesmo titular, Jorge Furtado. De 2003 a 2007 (duas gestões), a PFA Ana Maria Faria do Nascimento foi a Diretora Presidente Suplente do Diretor Presidente Emival Lopes.

A participação feminina então entrou em declínio: a Diretoria Colegiada da gestão 2007 a 2009 continha quatro mulheres e de 2009 a 2011 apenas uma mulher.

A mesma Ana Nascimento, outrora Diretora Presidente Suplente, foi parte da Comissão Eleitoral que, ao final do I Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, em 2011, deu posse à primeira Diretoria Colegiada da Assinagro que não continha nenhuma mulher, lamentando tal fato.

Naquele mesmo ano, resultado de decisão do Congresso, a Carreira inaugurava o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA). Em 5/12/2013, foi constituída a gestão provisória de instalação do SindPFA (2011-2012), que repetiu o fato, não tendo mulheres na direção. Todavia, considerando as Delegacias Sindicais, as mulheres ocuparam 12,5% dos cargos nessa primeira gestão sindical.

Na gestão 2012-2014, três mulheres participaram da Diretoria. As mulheres ocuparam 10,3% dos cargos executivos (Diretoria e Delegacias Sindicais). O percentual foi elevado na gestão 2014-2016, na qual as mulheres ocuparam 18,5% dos cargos, sendo quatro na Diretoria Colegiada (25% dos cargos da Diretoria).

No dia 1º/12/2016, ao final do II CNPFA, tomaram posse os novos membros da Diretoria Colegiada, Delegacias Sindicais e Conselho Fiscal do SindPFA, eleitos em setembro para o período de dezembro de 2016 a novembro de 2018.

Sem título
A nova composição é a maior em participação feminina no Sindicato: 22,4% dos cargos executivos estão ocupados por mulheres, enquanto a parcela feminina no total de Peritos é de 15,3%. Considerando somente a Diretoria, seis dos 16 cargos são ocupados por mulheres, ou seja, 37,5%. As Diretorias Financeira e de Formação Profissional são inteiramente femininas (titulares e suplentes).

Incentivo à participação feminina

Há uma evolução e esforço coletivo do Sindicato em incentivar a participação feminina e proporcionar um ambiente propício à sua atuação.

DSC_0368

Uma marco nesse sentido foi a realização do I Encontro Nacional das Peritas Federais Agrárias (I ENPFA), nos dias 27 e 28 de novembro de 2016. O evento contou com a participação das Peritas que vieram para o II CNPFA e outras profissionais de Brasília-DF, com o tema: “Participação das Peritas Federais Agrárias nos espaços de decisão”. Veja aqui como foi o Encontro.

As deliberações do Encontro serão objeto de discussão da Diretoria Colegiada, de modo a aperfeiçoar esta participação.