Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Aberta seleção de contos e crônicas sobre o Incra
SindPFA e CNASI-AN lançaram edital para resgatar histórias e acontecimentos que ilustrem a importância do trabalho do órgão

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) completou 50 anos em 2020 e, por tal ocasião, o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários (CNASI-AN) querem resgatar histórias e acontecimentos que ilustrem a importância do trabalho do órgão, o desafio da sua missão, a luta dos servidores que construíram e as marcas e contribuições que deixaram na vida dos cidadãos e da sociedade e ajudem a pensar o seu futuro. Com isso em mente, as entidades lançaram edital para selecionar contos e crônicas sobre a autarquia que comporão publicação futura. Os textos poderão ser submetidos até janeiro de 2021.

Podem participar da seleção servidores e gestores do Incra e dos órgãos a que foi ou segue vinculado, inclusive os que passaram momentaneamente, além de membros da sociedade civil organizada e beneficiários das políticas públicas da autarquia. Assentados da reforma agrária e agricultores de pequeno porte que necessitem de ajuda para escrever suas histórias e submetê-las à Seleção poderão solicitar auxílio até o dia 12 de janeiro de 2021.

Aos que solicitarem, serão designados servidores do Incra para ouvir as histórias e transformá-las em texto.

“50 anos de história devem ser celebrados, mas é preciso ir além. Temos o dever de contribuir para a preservação do bom legado do Incra e dos seus colaboradores ao longo dessas décadas, e esta é mais uma ação nesse sentido. Esperamos, ao final desse processo, lançar uma publicação plural e inclusiva, certamente recheada de boas histórias”, afirma Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA. Em outra frente, o Sindicato lançou, em setembro, seleção para projetos de pesquisa relacionados à gestão da terra no Brasil.

Todos os detalhes do chamamento estão disponíveis no edital. Se você tem alguma história para contar, envie. Ela pode ser publicada em um livro.

Serviço:

Edital SindPFA/CNASI-AN nº 1/2020 – Seleção de de contos e crônicas sobre o Incra
Submissão de textos: até janeiro de 2021
Premiações de até R$ 1 mil
Informações: incra50anos@gmail.com | (61) 3327-1210 (WhatsApp)
Acesse: Edital SindPFA/CNASI-AN nº 1/2020

Interessados em atuar no auxílio aos assentados e agricultores ou em compor o Conselho Editorial podem entrar em contato com o SindPFA ou Cnasi.