Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Associação Brasileira de Reforma Agrária lança nova edição da Revista
Documento discute a temática Soberania Alimentar e Reforma Agrária

A ABRA – Associação Brasileira de Reforma Agrária lançou recentemente uma nova edição de sua revista, a primeira desse ano, dedicada à exploração da temática Soberania Alimentar e Reforma Agrária.

No editorial, a diretoria da ABRA narra que o território tem sido progressivamente apropriado pelos capitais e até por Estados estrangeiros para possibilitar e garantir os lucros das corporações e a segurança alimentar de outros países em detrimento dos interesses da população brasileira: “sequer conhecemos a fração do território nacional sob o controle direto de pessoas físicas e jurídicas estrangeiras”.

“A exorbitante dependência genética da agropecuária nacional, bem como, na importação de insumos básicos da atividade são exemplos contundentes das nossas elevadas vulnerabilidades. O desenvolvimento no Brasil do modelo agrícola americano, sem freios regulatórios para a proteção do meio ambiente e para a garantia da saúde pública, além das graves implicações socioambientais, amplia os riscos futuros para a segurança alimentar, pela perda da biodiversidade e de áreas agricultáveis, notadamente, nos cenários previstos com o aquecimento global”, é uma das afirmações.

Clique aqui e baixe o arquivo completo da Revista.