Terça-feira, 30 de Novembro de 2021

Autoridades prestigiam abertura de seminário do SindPFA
Evento, focado em Gestão Territorial Rural, começou nesta segunda (8) e segue até a quinta-feira (11) com diversas exposições de pesquisas apoiadas pela entidade; programação é gratuita e há emissão de certificado.

O Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural foi oficialmente aberto na noite desta segunda-feira (8) com uma cerimônia virtual que contou com a presença de diversas autoridades. O primeiro dia teve também a apresentação da primeira pesquisa, que tratou sobre índices oficiais de produtividade. O evento é uma realização do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e segue até a próxima quinta-feira (11) com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.

Participaram da mesa de abertura o coordenador da Seleção de Pesquisas que apoiou os trabalhos apresentados no Seminário, PFA Alexandre Cavalcanti; do presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), Kleber Santos, que apoia o evento; do conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) Annibal Lacerda Margon; e da diretora de Governança Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Eleusa Gutemberg; e do vice-presidente do SindPFA, João Daldegan. A apresentação ficou a cargo de Kássio Borba, coordenador da entidade.

Na cerimônia, Alexandre Cavalcanti explicou como foi o processo de seleção das pesquisas contempladas pelo edital de fomento lançado pelo Sindicato. “Realizamos todo o processo durante o período da pandemia. [A iniciativa] está seguindo um desejo da nossa Diretoria Colegiada de discutir os temas de relevância da nossa carreira”, afirmou. “Quem conhece o sindicato sabe que não se trata de uma entidade meramente de representação profissional. A gente faz um esforço muito grande para qualificar o debate”, concluiu. Já o presidente da Confaeab, Kleber Santos, agradeceu o convite para participar do evento e fez uma análise sobre o papel das entidades representativas. “As nossas entidades são mais que corporativas. A gente pensa em políticas públicas ambientalmente equilibradas e socialmente educativas”, disse. Santos também defendeu o ingresso do SindPFA no Colégio de Entidades Nacionais (Cden), fórum consultivo do Confea constituído pelas entidades nacionais representativas. “Tive a oportunidade de ser conselheiro federal e regional do Confea e lá nós temos as entidades nacionais e eu espero que o Sindicato faça parte desse hall”.

Na sequência a palavra foi franqueada a Annibal Lacerda. O conselheiro federal do Confea cumprimentou os espectadores e enalteceu a parceria das entidades na realização do Seminário. Ele também demonstrou otimismo quanto ao ingresso do Sindicato no Cden e elogiou a programação. “Observando os temas das apresentações nós vemos que são questões fundamentais dentro da reforma agrária e para conhecimento de todos. Essa discussão precisa ser expandida para todos os nossos engenheiros agrônomos e é importante que todos se ennvolvam”, asseverou. Na sequência, a representante do Incra parabenizou pelo evento e reforçou a importância de se aliar teoria e prática. “Que sejam dias bastante produtivos de muita troca de conhecimento. Que a gente possa colocar em prática e desenvolver de maneira mais adequada as ações porque o conhecimento só tem serventia se a gente conseguir desenvolvê-lo na prática”, refletiu Eleusa Gutemberg.

Por fim, foi a vez do vice-presidente do SindPFA dar as boas-vindas aos convidados e espectadores. “Agradeço a presença de todos aqui, especialmente o Confea, nosso parceiro, e dizer que ano que vem nós vamos realizar nosso III Congresso Nacional e esse seminário é uma degustação desse Congresso. Nossa expectativa é fazer mais uma vez um grande evento para celebrarmos a nossa profissão e seu desenvolvimento”, disse. “Vamos ter um excelente seminário, com certeza”.

Após a abertura, a primeira pesquisa, intitulada “O componente solo como base para a atualização dos índices oficiais de produtividade: Recentes avanços científicos e tecnológicos em ciência do solo”, foi apresentada pelos autores Ana Amélia dos Santos Cordeiro, Eduardo Carvalho da Silva Neto e Juliana Silva de Souza, sob a orientação de Eleandro Silva da Cruz. Os debatedores convidados foram Ana Paula Ferreira de Carvalho, Márcio Rodrigo Alécio e Adierson Gilvani Ebeling. Você confere na íntegra clicando no player ao final desta matéria ou em nosso canal no YouTube.

O evento segue com palestras até a próxima quinta-feira, sempre às 10h, 15h e 19h. A programação completa está disponível na página do evento.

Serviço:
Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural
Data: de 8 a 11 de novembro
2º dia (9): Palestras às 10h, 15h e 19h
Ative os lembretes: 10h: https://youtu.be/ZlB5TFpo6gs | 15h: https://youtu.be/9b2FNgvfFAc | 19h: https://youtu.be/zqWRBTWik3k
Certificados: os links são disponibilizados durante as palestras
Página do evento (programação): sindpfa.org.br/campanhas/seminario2021/