Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Começa o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra
Com apresentações e debates sobre a Carreira, abertura foi marcada pelo clima de confraternização; Evento tem patrocínio do Confea

Teve início, na manhã dessa terça-feira (10), o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra. Idealizado para agregar os profissionais aposentados da Carreira de Perito Federal Agrário e valorizar esse público, o evento contará com debates sobre a atuação política e institucional da categoria e de sua representação constituída no Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA).

Na abertura, a diretora presidente, Djalmary Souza, ao lado da diretora de Aposentados, Luber Katia de Oliveira Neto, deram as boas-vindas aos quase 50 participantes do encontro e realizaram apresentações sobre as ações do SindPFA e a programação ao longo dos próximos dias – o evento vai até sexta-feira (13).

“É uma grande alegria recebê-los para esse momento de confraternização e diálogo sobre nossa Carreira. Vocês [aposentados] construíram a história do Incra e precisam ser valorizados e ouvidos”, afirmou Djalmary Souza.

O evento tem como objetivos centrais resgatar fatos históricos do Incra e da representação dos Engenheiros Agrônomos do órgão, discutir problemas da atualidade na governança das terras brasileiras, apontar soluções e delinear estratégias para atuação do Sindicato com participação dos aposentados. Os participantes, vindos de todas as regiões do país, se inscreveram e foram selecionados em Assembleia Geral em dezembro de 2019. As vagas foram distribuídas conforme o quadro de filiação e regionalização desses profissionais nas Delegacias Sindicais do SindPFA.

Compareceram na abertura os diretores Jurídico, Carlos Eduardo Garcia do Vale (MG); Sindical, Geraldino Teixeira (TO); de Formação Profissional, Alexandre Cavalcanti (PE); de Política Agrária, Luiz Pimenta (GO); Parlamentar, Francisco Marote (SP); Financeiro, Milton Amorim (aposentado); além da suplente na diretoria de Aposentados, Maria Aparecida Campos Lucena Dias (aposentada).

A participação de todos envolve o compromisso de auxiliar a entidade após o evento, além de outros definidos no Regimento (ver link abaixo). A entidade espera, com esse investimento, poder contar com ainda mais engajamento e mais colaboradores nas causas da categoria. O evento tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que reconhece a importância de iniciativas como essa e é parceiro do SindPFA. O MarktClub e o CREA-SE são apoiadores.