Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Diretoria Colegiada realiza visitas nas Superintendências até novembro
Reuniões apresentarão proposta do Sindicato de reestruturação do Incra na governança agrária do país

Representantes da Diretoria Colegiada do SindPFA está realizando desde agosto, visitas em diversas Superintendências Regionais (SRs) de todo o país. Além das conversas realizadas com os Peritos Federais Agrários, o trabalho envolve contatos com entes diversos (partidos políticos e parlamentares, universidades, entidades setoriais e organizações da sociedade civil, movimentos sociais, entes públicos e organismos internacionais), para apresentação da proposta do Sindicato de reestruturação do Incra na governança agrária do país. Os encontros fazem parte das determinações da última reunião da Diretoria Colegiada do SindPFA, que aconteceu entre os dias 29/5 e 2/6 na sede do Sindicato.

A ação nas SRs objetiva a apresentação dos trabalhos e avaliações estratégicas realizadas pelo Sindicato desde 2013. Os encontros estão tratando principalmente de questões como a realização do segundo Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários (II CNPFA), a bagagem política adquirida com os trabalhos junto às Carreiras de Estado, a situação atual do Incra e novas propostas para trabalhos do SindPFA.

A consciência de que é preciso ter o ‘pé no chão’ para a situação atual na política, além de olhar crítico para o futuro permeiam os trabalhos realizados nas SRs. O Sindicato pretende estabelecer diálogos cada vez mais frequentes com os filiados fazendo com que as diretrizes da entidade caminhem na mesma direção dos anseios apresentados nestas visitas.

Além das visitas às SRs, acontecerão ainda reuniões com entidades alinhadas com questões relacionadas aos trabalhos de Peritos Federais Agrários a fim de estabelecer contatos e parcerias importantes para os trabalhos da Carreira. O SindPFA acredita que conhecendo a atuação de organizações correlatas e profissionais de Engenharia Agrônoma em outros âmbitos é possível aperfeiçoar o quadro profissional da Carreira que tem a capacidade de fomentar uma política agrária de vanguarda, além de aprimorar a oferta de políticas oferecidas aos cidadãos.

Os estados do Amazonas e Minas Gerais já receberam visitas. Mas ainda acontecerão reuniões no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e São Paulo. Pedimos que os interessados em sugerir encaminhamentos ou participar destes debates contatem os Delegados Sindicais das regiões para mais informações sobre locais e horários dos encontros.

No período de 4 a 8 de dezembro a Diretoria Colegiada do SindPFA se reunirá na sede do Sindicato em Brasília (DF) para fazer um balanço sobre as atividades ocorridas no segundo semestre. A partir daí, a entidade terá a oportunidade de gerir ainda melhor as atividades para os próximos meses.

Confira o calendário das visitas até novembro:

21 a 25/8
Visita à SR-15, Manaus (AM)
Diretora de Formação Profissional
Djalmary de Souza e Souza
Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas
Geraldino Gustavo de Queiroz Teixeira
Diretor Suplente de Relações Institucionais e Políticas Públicas
Candido Neto da Cunha

28/8 a 1/9
Visita à SR-06, Belo Horizonte (MG)
Diretor Suplente de Comunicação e Marketing