Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Diretoria realiza mais visitas a SRs em julho
A equipe percorreu sete estados para prestação de contas e debates

Mais sete Superintendências Regionais do Incra receberam a Diretoria Colegiada do SindPFA no mês de julho. São elas, em ordem de visitas realizadas: SR-08/SP, SR-05/BA, SR-02/CE, SR-16/MS, SR-13/MT, SR-17/RO e SR-14/AC. Participaram da atividade o Diretor Presidente, Sávio Feitosa, a Diretora de Aposentados e Pensionistas, Teresinha Aguiar, SR-18/PB), o Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas Ederson Bruscke (SR-17/RO), o PFA Vanilton Ribeiro (SR-07/RJ) e o Coordenador Executivo, Kássio Borba, em equipes distintas, durante a semana de 4 a 8/7 e a semana de 18 a 22/7.

SR-17/RO visitada no dia 20/7

As visitas são movidas pela necessidade que o SindPFA vê em aproximar-se dos Peritos na base e atualizá-los das atividades exercidas em Brasília (sede do Sindicato). Pautas como o acordo salarial e a nova conjuntura política e econômica são os principais temas. Além dessa atualização política, a preparação para o II Congresso Nacional dos PFAs, que será realizado de 28/11 a 1º/12/2016, é objeto de debate.

No Ceará, regional que reúne muitos aposentados, o Sindicato realizou uma agenda específica com eles, dirigida pelo Diretor Presidente e pela Diretora de Aposentados e Pensionistas, Teresinha Aguiar, para tratar dos assuntos específicos de seu interesse – processos judiciais, por exemplo – e apresentar as políticas desenvolvidas pelo Sindicato para esses profissionais.

Onde foi possível, os representantes reuniram-se também com o Superintendente Regional, como ocorreu em Rondônia e no Acre, e com representantes de entidades locais associativas de servidores do Incra. Em Rondônia, por exemplo, o Sindicato esteve com Claudinei Barreto, da Assincra local (foto ao lado). No Mato Grosso do Sul, a assessoria de comunicação da SR acompanhou toda a apresentação institucional no período da manhã no dia 18/07.

Muitas vezes, embora os esforços de comunicação realizados por meio do site e das redes sociais, o PFA na SR não percebe a dinâmica e a magnitude dos trabalhos da Diretoria e da equipe que trabalha com isso todos os dias. Para sanar essa necessidade, o Sindicato dispôs-se a ir até algumas dessas regiões para levar dados, descentralizar a informação de Brasília e responder qualquer dúvida que os sindicalizados tenham, cara a cara. Os encontros mostram-se importantes também para a prestação de contas dos trabalhos, o que evidencia a transparência e seriedade da Diretoria.

Os encontros também serviram para demonstrar o quanto a base precisa estar mais próxima e intensificar sua participação nas discussões. Há um cargo vago na atual Diretoria, por exemplo, o que é reflexo da desmotivação que passa a categoria. Nesse sentido, as visitas trazem motivação aos sindicalizados e auxilia na promoção da participação.

Trata-se de um trabalho importante e, geralmente, cansativo, pois, em meio às várias atividades do Sindicato, nem sempre é possível sair de Brasília por grandes períodos. Na última viagem, por exemplo, o Diretor Presidente Sávio Feitosa, o Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas Ederson Bruscke e o Coordenador Kássio Borba, visitaram quatro capitais em quatro dias, realizando voos noturnos.

“Foi um momento importante, pois esse contato cara a cara permite que você trate de coisas além daquilo que a base enxerga na notícia. O contato pessoal permite que eles possam sentir a verdade no que estamos dizendo, com uma percepção além do site etc.”, disse o Diretor Presidente Sávio Feitosa sobre as visitas às Superintendências.

Foram 16 superintendências visitadas pela Diretoria do SindPFA na atual gestão. Veja a lista:

SR-24/PI dia 4/2/2015 por Sávio Feitosa
SR-15/AM dia 10/2/2015, por Sávio Feitosa

SR-30/SAN-PA dia 25/11/2015 por Sávio Feitosa e Kássio Borba
SR-27/MBA-PA dia 27/11/2015 por Sávio Feitosa e Kássio Borba

2016

SR-04/GO dia 14/4 por Sávio Feitosa, Kássio Borba, Luciano Rodrigues e Karolyne Antunes
SR-28/ENT-DF dia 19/4 por Sávio Feitosa, Kássio Borba e Karolyne Antunes

SR-06/MG dia 25/4 por Sávio Feitosa, Gilmar do Amaral, Teresinha Aguiar e Kássio Borba
SR-07/RJ dia 26/4 por Sávio Feitosa, Teresinha Aguiar e Kássio Borba
SR-20/ES dia 27/4 por Sávio Feitosa, Teresinha Aguiar e Kássio Borba

SR-08/SP dia 5/7 por Sávio Feitosa e Vanilton Ribeiro
SR-05/BA dia 6/7 por Sávio Feitosa, Vanilton Ribeiro e Teresinha Aguiar
SR-02/CE dia 7/7 por Sávio Feitosa, Vanilton Ribeiro e Teresinha Aguiar
SR-13/MT dia 18/7 por Sávio Feitosa, Ederson Bruscke e Kássio Borba
SR-16/MS dia 19/7 por Sávio Feitosa, Ederson Bruscke e Kássio Borba
SR-17/RO dia 20/7 por Sávio Feitosa, Ederson Bruscke e Kássio Borba
SR-14/AC dia 21/7 por Sávio Feitosa, Ederson Bruscke e Kássio Borba

Estão previstas para o mês de agosto visitas às SRs 09/PR, 10/SC, 11/RS, 22/AL, 03/PE, 18/PB e 19/RN, as quais devem ser visitadas simultaneamente, mas por equipes distintas. Em setembro, SRs 01/PA, 21/AP e 25/RR, quando devem ser encerrado o cronograma de visitas da atual Diretoria. Depois, com o início do calendário eleitoral e a preparação do II CNPFA, as visitas serão temporariamente interrompidas.

SR-14/AC visitada no dia 21/7

SR-16/MS visitada no dia 19/7