Sábado, 27 de Julho de 2024

Eleições 2021: João Daldegan é eleito presidente do SindPFA
Chapa ‘Unidade e Resistência’ foi eleita para o triênio 2022-2024 na primeira votação eletrônica da história da entidade. Conselho Fiscal e delegacias sindicais também ganharam novos representantes.

Às 18h dessa quinta-feira (25), a história do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) teve mais uma página escrita. Encerrava-se ali a primeira eleição da entidade realizada de forma 100% eletrônica, na qual os filiados escolheram os novos membros da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal, além de representantes de 11 delegacias sindicais. O Perito Federal Agrário João Daldegan foi eleito presidente para o triênio 2022-2024.

A chapa única ‘Unidade e Resistência’ obteve 94,6% dos votos totais (100% dos votos válidos). Atual vice, Daldegan assumirá a presidência a partir de 1º de janeiro de 2022. Já a atual presidente, Djalmary Souza, passa a ocupar a vice-presidência da entidade. “Buscamos construir uma chapa norteada pela diversidade e envolvendo o máximo possível de Delegacias [13 ao todo]”, afirmou o presidente eleito. “As mulheres ganharam ainda mais destaque na nossa entidade com a presidência da Djalmary, que fez uma gestão de excelência, e isso foi pensado na construção da chapa. Será muito importante contar com ela e as demais integrantes nessa nova etapa”, avaliou.

Para o Conselho Fiscal, foi eleita a chapa única ‘Contas Abertas’ com 95,3% dos votos totais (100% dos votos válidos). Compareceram ao todo 258 filiados para o exercício do voto (29,5% dos aptos a votar). Importante ressaltar que não houve nenhum registro de falha técnica e o tempo médio de votação foi de 1min11s.

A presidente avaliou a eleição e fez questão de agradecer e parabenizar os eleitos. “Os últimos três anos foram de muito aprendizado e crescimento. Pude mergulhar nessa atividade tão importante que é a defesa da nossa Carreira e sou grata a todos e todas que compartilharam comigo esta caminhada. João é um grande amigo e farei o que estiver ao meu alcance para contribuir com a gestão dele, assim como ele fez comigo”, disse. “O processo eleitoral foi um grande sucesso e parabenizo os colegas que se juntam à nossa luta”, finalizou.

Foram eleitas, ainda, 11 chapas para seguintes Delegacias Sindicais: Pará, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Marabá-PA. Na seção das Eleições na página do SindPFA você encontra o relatório com todos os detalhes da votação. As duas chapas eleitas para os órgãos nacionais podem ser conhecidas ao final da matéria.

Outro ponto importante a ser destacado é a participação dos aposentados. A nova Diretoria terá a presença de três deles e o Conselho Fiscal de mais dois. Na votação, eles foram autores de 55 votos, 21% do total de votantes.

A participação feminina também é expressiva nas regionais. Quatro delas ocuparão cargos na Diretoria e Conselho Fiscal. Três das onze delegacias sindicais também serão dirigidas por mulheres.

Novos tempos

A realização de um pleito em meio a uma pandemia é algo desafiador, especialmente para uma Carreira que ocupa todos os estados do País. De forma inédita, esta votação foi realizada exclusivamente em meio eletrônico, por meio de formulários desenvolvidos na ferramenta SurveyMonkey e enviados diretamente aos eleitores no e-mail pessoal cadastrado junto ao SindPFA, mantendo o sigilo do voto.

Em pouco menos de uma hora, o resultado já era conhecido e, como dito, sem nenhuma intercorrência. Presidente da Comissão Eleitoral, Sávio Feitosa celebrou o feito. “Foi muito gratificante o sucesso destas eleições porque sabíamos que a responsabilidade seria grande. Nossa entidade sempre prezou pela transparência e ampla participação, então tínhamos que assegurar esses valores ao longo do processo. Creio que tivemos sucesso.”

“Parabéns a todas e todos PFAs por mais esse exercício democrático e de confiança no nosso querido Sindicato. Vida longa ao SindPFA!”, declarou o presidente eleito João Daldegan.

João Daldegan

PFA desde 2008, João Daldegan graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde fez pós-graduação em Planejamento e Administração Florestal. Concluiu, ainda, a pós em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). É mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Engajado politicamente desde os tempos de estudante, foi diretor Financeiro na Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro), predecessora do SindPFA, e, já no sindicato, ocupou a vice-presidência em duas ocasiões.

Presidente eleito do SindPFA, João Daldegan.