Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Eleições do Sistema Confea/Crea tem candidaturas de PFAs
Ana Maria Faria é candidata a presidente do Crea-PA, Douglas Muniz Lyra concorre ao cargo de Diretor-Administrativo da Mútua-ES e João José de Souza Cruz busca a vaga de Diretor-Geral da Mútua-TO

Está prevista para a próxima quinta-feira (1º/10) as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e Conselhos Regionais) e Mútua para os cargos de Presidentes do Confea e dos Creas, Conselheiros Federais (BA, TO, MA, PR e RS) e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas. Este ano, três Peritos Federais Agrários concorrem no pleito.

Imagem: Eleições Confea|Crea|Mutua – Divulgação

PFA residente no Pará, Ana Maria Faria é candidata a presidente do Crea daquele estado. Douglas Muniz Lyra, PFA baseado no Espírito Santo, concorre ao cargo de Diretor-Administrativo da Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, em seu estado. Já João José de Souza Cruz, PFA de Tocantins, busca a vaga de Diretor-Geral da Mútua no estado. Todos são aposentados após décadas de bons serviços no Incra e suas plataformas estão disponíveis abaixo.

Saiba mais

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, instituído juntamente com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, é a instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea. Trata-se de entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, que constitui serviço público federal, com sede e foro na cidade de Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional.

No Sistema Confea/Crea e Mútua, as Eleições são regulamentadas pela Resolução nº 1.114, de 2019 (Presidentes do Confea e dos Crea e Conselheiros Federais) e pela Resolução nº 1.117, de 2019 (Diretoria da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea: diretor-geral, diretor-administrativo e diretor-financeiro).

O Plenário do Confea é composto por 18 Conselheiros Federais, representantes dos grupos profissionais e das instituições de ensino superior, eleitos nas Unidades Federativas, em forma de rodízio, e se renova anualmente pelo terço de seus membros, conforme disposto no art. 29, da Lei nº 5.194, de 1966.

No site do Confea é possível acompanhar todo o processo eleitoral 2020, desde o Edital de Convocação até a homologação do resultado final.

Conheça melhor as candidaturas dos PFAs:

Ana Maria Pereira de Faria
Cargo: Presidente do Crea-PA