Sábado, 27 de Julho de 2024

Eleições terão chapa única para Diretoria; regionais têm 19 composições
Eleições ocorrerão em 26 de novembro; Sindicato poderá ter a primeira mulher Diretora Presidente

A Comissão Eleitoral Central divulgou a Listagem de chapas registradas para as Eleições dos novos membros da Diretoria Colegiada, das Delegacias Sindicais e do Conselho Fiscal para o mandato de 2019 a 2021, que ocorrerão em 26 de novembro. A relação está disponível na página específica das Eleições, nesse link, e ao final desta notícia. Eventuais impugnações devem ser apresentadas, na forma do Edital, até as 17h do dia 9/11.

Apesar da simplificação trazida pelo novo Estatuto na formação de chapas, com a desvinculação das Delegacias Sindicais da Diretoria Colegiada, manteve-se a tradição de chapa única. A formação de chapa para o corpo diretivo necessita de apenas 16 candidatos, contudo há critérios de regionalização e abrangência nacional, renovação e participação feminina a serem observados. O Vice-Diretor Presidente, o Diretor Financeiro e seu suplente precisam estar em Brasília para a garantia de operação da entidade, por exemplo.

O SindPFA poderá ter a sua primeira Diretora Presidente em 2019. A PFA Djalmary Souza, do Amazonas, é a ‘cabeça-de-chapa’ apresentada para a Diretoria Colegiada. A composição tem membros do atual corpo diretivo, mas o renova em mais de 60%. Três aposentados estão na chapa: Milton Amorim, Julio Ramirez e Maria Aparecida Lucena. O candidato a Vice-Diretor Presidente é o atual, PFA João Daldegan. O atual Diretor Presidente, Sávio Feitosa, não fará parte do novo corpo diretivo. “Mas continuamos na luta, à disposição do Sindicato”, diz ele.

Também há apenas uma chapa para o Conselho Fiscal. Para as Delegacias Sindicais, há 19 chapas registradas, em 18 Delegacias Sindicais. Pernambuco é a única regional onde haverá concorrência entre mais de uma composição. 13 Delegacias não tiveram inscrição: PA, CE, BA, SC, RS, MA, MT, RO, PB, RN, DF, Médio São Francisco e Oeste do Pará.  A Diretoria eleita, quando em exercício, poderá nomear novos delegados para as Delegacias vagas. Recomenda-se, desde já, discussão nestas regionais para a busca de consenso na apresentação de nomes.

As Eleições ocorrerão no dia 26 de novembro de 2018 (segunda-feira), de 9h às 17h, horário local, na Sede do Sindicato e nas Delegacias Sindicais. Os filiados poderão votar conforme sua lotação, ou ainda em trânsito. Contudo, o voto fora da regional de vínculo só ocorrerá para as chapas nacionais (Diretoria e Conselho Fiscal). A posse dos novos membros está programada para 11 de dezembro.

Veja abaixo a listagem das chapas registradas.

Eleicoes_2018_Listagem_Chapas_registradas