Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Em protesto ao descumprimento de acordo, PFAs estão mobilizados
Salários foram reduzidos pelo governo em até 20%

Os Peritos Federais Agrários do Incra passam pela inédita e histórica situação de ter seus salários reduzidos pelo governo, devido a quebra do acordo salarial firmado em 2013. Os valores retornaram ao que os peritos recebiam em 2010. A diferença chega a 20% a menos no contracheque.

O governo adotou uma medida provisória para conceder o reajuste acordado com a categoria, mas não acompanhou o processo legislativo, permitindo que emendas apresentadas pela própria base governista prejudicassem o texto original e suspendessem os valores acordados. Essa era uma tarefa do governo no acordo, que não foi cumprida.

Com Congresso Nacional em regime lento de trabalho, a correção do problema vem sendo adiada, enquanto o salário continua abaixo do acordado desde agosto desse ano. Por isso, o Sindicato trabalha para reverter a situação em várias frentes, em conversas com parlamentares e no Judiciário. Os Peritos Federais Agrários de todo o país estão mobilizados em manifestações contra o descumprimento do acordo. Veja abaixo algumas fotos.


Sede do Incra – Brasília


SR-06 – Minas Gerais


SR-08 – São Paulo


SR-09 – Paraná


SR-10 – Santa Catarina


SR-15 – Amazonas


SR-27 – Marabá-PA


SR-28 – Distrito Federal e Entorno


SR-30 – Santarém-PA

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo