Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Entidades realizam evento contra a PEC 32
Na Câmara dos Deputados, centenas de servidores participaram de ato contra a reforma administrativa que tramita na Casa; Texto retira direitos e promove verdadeiro desmonte dos serviços públicos.

Diversas entidades de servidores federais, estaduais, municipais e distritais, entre elas o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), realizaram um grande protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, que trata da reforma administrativa. O ato ocorreu nessa terça-feira (28), em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, e contou com a presença de centenas de trabalhadores do setor e membros da sociedade civil, além de parlamentares contrários ao texto. Também foram realizadas mobilizações em diversos aeroportos, incluindo o de Brasília, que costuma receber congressistas de todo o País retornando de suas bases eleitorais.

A PEC 32 foi aprovada em comissão especial e, agora, pode ser colocada em votação no plenário a qualquer momento. Por isso, este é um momento importante de protesto para evitar o desmonte dos serviços públicos. Na avaliação do vice-presidente do SindPFA, João Daldegan, que esteve no ato dessa terça, o governo foi para o tudo ou nada. “O relatório aprovado retroagiu em vários pontos, incluindo a possibilidade de redução salarial em 25%, além da indefinição das carreiras típicas de Estado, a possibilidade de contratação temporária irrestrita, entre outros, o que pode significar o fim dos concursos públicos e o fim da nossa carreira”, disse.

A entidade tem orientado seus filiados a enviarem mensagens aos parlamentares por meio das redes sociais e e-mail. No caso das redes, use sempre a hashtag #PFAsContraPEC32 e, nos e-mails, copie o comunicacao@sindpfa.org.br. No site ‘Que Estado Queremos?’, clicando em mobilização, o usuário tem acesso a todos os contatos dos deputados.

Entre as entidades organizadoras dos atos está o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o SindPFA faz parte, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), apoiada também pelo Sindicato. Abaixo, você confere um vídeo produzido pelo Fórum sobre a mobilização em Brasília.

Deputado Professor Israel ao lado do vice-presidente do SindPFA, João Daldegan

Presidente do Fonacate, Rudinei Marques, ao lado do vice-presidente do SindPFA, João Daldegan