Esta é a página da Campanha do SindPFA pela entrega de cargos e funções, como forma de protesto pela intransigência do governo federal nas negociações salariais com os Peritos Federais Agrários, bem como protesto pela incapacidade da atual gestão do Incra em defender a categoria.
Aqui você poderá conhecer o histórico da ação de entrega de cargos, as notícias sobre o assunto, quem entregou os cargos e os procedimentos relativos à iniciativa e à negligência da Administração.
Histórico
Em 21 de agosto de 2013, o SindPFA iniciou uma campanha de entrega de funções e cargos de chefia e assessoramento por parte dos Peritos Federais Agrários que os ocupavam. Neste dia, foram mais de 40 pedidos de exoneração e dispensa coletiva das funções e cargos.
Isso ocorreu em virtude do fracasso anunciado naquele momento da mesa de negociações salariais do Ministério do Planejamento, que no 4o encontro com a categoria, ocorrido dois dias antes (em 19/8), o secretário Sérgio Mendonça anunciara que o governo não recuaria da proposta apresentada em 2012, já rejeitada pela categoria em duas assembleias gerais. Foi naquela reunião também que o Presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, retirou-se das negociações, informando estar desautorizado a negociar um outro patamar remuneratório para a categoria.
Com a concretização do fracasso da mesa do Mendonça, nas reuniões que se sucederam em 26 e 27 de agosto, quando, de fato, a proposta foi mantida, a indignação dos PFAs foi tamanha que os fizeram rejeitar novamente a tabela por índices superiores aos 70%. Com isso, também se intensificou a entrega de cargos e funções em Brasília e nas Superintendências Regionais.
Entregar uma função ou cargo nesse momento significou não coadunar com uma direção que massacra a categoria e quer impor a sua vontade; que desconsidera a importância do Perito Federal Agrário no contexto institucional e o despreza.
O resultado da entrega de cargos e funções é que este pode ter sido o mais simbólico ato da história desta categoria na busca por melhores condições de trabalho e uma remuneração justa. Certamente o nome daqueles que o fizeram estará inscrito em lugar especial na luta pela valorização do Perito Federal Agrário.
Também quer entregar seu cargo ou função? Baixe o Requerimento sugerido e seja protagonista deste momento histórico da categoria. E não deixe de enviar uma cópia para nós.
Estatísticas de Entregas de Cargos
Não publicaram a portaria, e agora?
Notícias sobre a entrega de cargos
Quem já entregou o cargo
Coordenador Executivo