Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Esclarecimentos sobre o Convênio de Plano de Saúde
SindPFA recebeu propostas e encaminha às SRs para avaliação

Em face da grande necessidade dos sindicalizados de aquisição de um Plano de Saúde e das dificuldades que vem permeando a Fassincra, o SindPFA tem buscado um convênio nesta área para ofertar a seus sindicalizados. Na quarta-feira, 12/6, o Sindicato esteve reunido com uma administradora de Planos para as tratativas sobre o assunto, juntamente com alguns PFAs da Sede. Algumas possibilidades foram apresentadas à entidade: os planos coletivos por adesão e um eventual plano administrado.

No plano coletivo, as tabelas de valores são pré-definidas, não há negociação diferenciada, mas os usuários podem escolher entre Sulamérica, Golden Cross, Unimed ou Amil.

No plano administrado, o plano é restrito a apenas uma operadora, mas o SindPFA pode negociar valores diferenciados, mais baixos que o plano coletivo. Para fazer esta cotação, porém, o Sindicato precisa apresentar o perfil dos usuários e a quantidade de interessados. Quanto maior o número de interessados, maior o poder de barganha junto à operadora.

Para verificar o custo-benefício dessa possibilidade, os Delegados Sindicais buscarão entre os PFAs de cada SR, o preenchimento de um cadastro de interesse, sem compromisso, com informações do titular e dos dependentes.

Importante frisar que não há co-participação em nenhum desses planos e os reajustes, em ambos os casos, são feitos em percentuais anuais definidos pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Para ter acesso ao futuro convênio, o sindicalizado não precisará se vincular a nenhuma outra entidade, nem mesmo à Mútua, basta estar integrado ao SindPFA.

Os Delegados Sindicais tem realizado reuniões semanalmente nas SRs, de modo que já na próxima reunião deve-se fazer o preenchimento do cadastro de interesse mencionado, em documento que será enviado aos Delegados Sindicais, a fim de chegar o mais rápido possível, em um convênio de Plano de Saúde com o Sindicato. Aos Delegados também serão disponibilizadas as tabelas dos planos coletivos das diversas operadoras citadas para discussão, procure-o(a) para se informar.