Sábado, 27 de Julho de 2024

Estadão publica com destaque matéria sobre campanha do SindPFA
Dados obtidos pelo SindPFA demonstram fragilidade do sistema cadastral rural brasileiro

A campanha iniciada pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários por uma nova governança agrária ganhou destaque na imprensa nacional nesse domingo, dia 3 de fevereiro. O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma matéria sobre o assunto, ressaltando o problema de sobrecadastramento, que evidencia que não há sequer um cadastro confiável de terras no país.

Existem 1354 municípios brasileiros que sofrem com o problema de sobrecadastramento. A área territorial desses municípios soma 195.849.416 hectares. A área total de propriedades cadastradas nesses mesmos municípios (no SNCR) é de 254.071.431 hectares. Ou seja, estão cadastrados no sistema do Incra 58.222.015 hectares além do território disponível nesses municípios.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, fazendo uma comparação com países, podemos afirmar que a área excedente no SNCR é maior do que a Alemanha e a Inglaterra juntas. Ou, comparando com estados brasileiros, podemos afirmar que a área excedente equivale a um Estado do tamanho de Minas Gerais, ou como relata o jornal, equivalente a dois estados do tamanho de São Paulo.

Visite o site da campanha e informe-se: www.gestaodaterra.com.br

Para ver a notícia do Estadão, clique aqui.