Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Fala de Presidente do SindPFA repercute
Diário de Pernambuco usou aspas do Diretor-Presidente em reportagem sobre reajuste salarial

Na última terça-feira, ocorreu um encontro na sede do Fonacate para discutir temas como a reforma salarial e os impactos do corte orçamentário nos órgãos de atuação das carreiras típicas de estado e contou com representantes de carreira e alguns jornalistas, como noticiado aqui. Sávio Feitosa, Diretor-Presidente do SindPFA, participou de forma ativa, e teve suas falas reproduzidas em portais de notícias. Presente no local, Vera Batista, dos Diários Associados, publicou uma reportagem sobre o tema salarial, confira os trechos:

“Salário de servidor não é gasto, é investimento. Desempenhamos papel crucial para a gestão pública”, destacou Sávio Silveira Feitosa, presidente do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA). Roberto Kupski, presidente do Fonacate, explicou que, além das defasagens salariais, outros itens não avançam. “As indenizações de transportes (para quem usa o próprio veículo) estão congeladas desde 1999 em R$ 17 por dia. As diárias estão em  R$ 200, em média, desde 2009.”

Rudinei Marques, secretário-geral do Fórum, lembrou que ali estava presente o núcleo estratégico do governo. “Olhando os grandes números, é fácil deduzir que orçamento é uma escolha. Sem os empréstimos do BNDES a grandes empresas com juros subsidiados que, desde 2008, chegam a quase R$ 500 bilhões, sobraria dinheiro. Se fosse aprovada a taxação de grandes fortunas, o retorno seria de mais de R$ 100 bilhões […] Há mais de 10 mil funcionários requisitados com salários astronômicos que poderiam ser substituídos por servidores. São pequenos exemplos de onde o dinheiro pode vir”, disse Marques.

Confira a matéria do Diário de Pernambuco aqui.