As entidades que compõem o Fonacate ocuparam, na manhã desta terça-feira (3/9), os gramados da Esplanada do Ministério com o objetivo de chamar a atenção ao desmonte da Previdência. Os manifestantes destruíram a palavra ‘aposentadoria’ impressa numa estrutura de 1,90m montada em frente ao Congresso Nacional. O ato simbólico foi organizado Fórum, que é composto por 32 entidades que representam as carreiras Típicas de Estado, incluindo o SindPFA.
Durante o protesto, restaram apenas três letras da palavra, formando a palavra “dor”. O intuito foi simbolizar o que poderá restar depois da reforma.
Rudinei Marques, presidente do Fonacate, explicou que o ato representou a destruição do bem mais precioso do Brasil. “Estão inviabilizando os princípios sociais sob o pretexto de reformar a Previdência. Queremos mostrar que estão destruindo o maior mecanismo de proteção social”, disse.
Os cacos que sobraram das letras serão entregues aos senadores como forma de sensibilizá-los a aprovar emendas apresentadas à PEC 6. A manifestação aconteceu um dia antes da votação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, prevista para acontecer nesta quarta-feira (4).
Assessora de Comunicação