Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

Fonacate vai intensificar atuação contra a reforma administrativa
Necessidade de maior engajamento dos servidores públicos contra a PEC 32 foi voz corrente durante Assembleia Geral da entidade

“Temos que intensificar a luta e a mobilização de nossas bases. E mostrar que todos os servidores – inclusive os atuais – serão duramente atingidos se a PEC 32 for aprovada”, alertou o presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, ao abrir os trabalhos da Assembleia Geral realizada na tarde dessa terça-feira (1). O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) foi representado por seu vice-presidente, João Daldegan.

Durante a videoconferência, que teve como pauta única estratégias de mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), da Reforma Administrativa, as entidades avaliaram os possíveis cenários de tramitação da matéria na Comissão Especial, que deve ser instalada na próxima semana.

A necessidade de maior engajamento dos servidores públicos contra a PEC foi voz corrente no encontro. “Vamos preparar uma cartilha bem objetiva, demonstrando como a proposta afeta os atuais servidores e, claro, explicando para os parlamentares os riscos para a população se essa proposta for aprovada”, complementou Marques.

Dentre as propostas de mobilização, as entidades aprovaram um dia de paralisação. A data desse dia nacional de mobilização deve ser definida na próxima semana, a partir de articulações com outras entidades.

Larissa Benevides, assessora jurídica do Fonacate, esclareceu que o Fórum auxiliou a Frente Servir Brasil na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) visando suspender a tramitação da matéria na Câmara até que o governo apresente os dados que embasaram a proposta. Novidades sobre esse julgamento também estão previstas para a semana que vem.

Na edição do Giro SindPFA de 28 de maio, Daldegan atualizou sobre a recente aprovação da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara e os próximos passos na mobilização da Carreira. “Cada vez mais os servidores e a sociedade civil estão percebendo o perigo e a urgência do momento. O inteiro teor desta PEC 32 é nefasto ao serviço público e ao povo brasileiro”, afirmou.

O encontro marcou ainda o início da nova campanha do Fonacate contra a PEC 32, que será veiculada durante todo este mês de junho na Globo News. Assista abaixo e compartilhe:

 


*Com informações da Ascom/Fonacate