O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários (CNASI-AN) formaram o Conselho Editorial que irá selecionar os contos e crônicas que irão compor publicação sobre a história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por ocasião do seu cinquentenário.
A coordenação ficou com Janice Morais Oliveira (GO). Já a avaliação caberá a Cândido Neto da Cunha (STM) e a Reginaldo Marcos Felix de Aguiar (Sede). Veja os currículos dos integrantes do Conselho ao final desta matéria.
“Temos grande orgulho dessa iniciativa, que foi aberta a todos os que tiveram suas vidas marcadas pelo Incra ao longo desses 50 anos”, afirma Djalmary Souza, presidente do SindPFA. “A memória precisa ser preservada e valorizada, e nossas entidades estão dando sua contribuição”, completa Félix, que também é Diretor de Administração e Finanças da CNASI-AN.
O grupo já está trabalhando há duas semanas na leitura e avaliação dos 32 textos que foram apresentados à seleção, veja a listagem de textos recebidos. O resultado preliminar será divulgado nesta sexta-feira, 19 de março. O resultado final está marcado para 26/3, após fase de recursos. Após isso, os textos ainda passarão por revisão.
“O Edital conjunto SindPFA e CNASI-AN em comemoração aos 50 anos do Incra foi uma rica iniciativa das duas entidades, que além de resgatar histórias incríveis das quais o órgão, os servidores e os agricultores fazem parte, é uma oportunidade de divulgar a importância da Autarquia como promotora da melhoria de vida de milhares de pessoas e também de homenagear servidores e servidoras que praticamente dedicaram suas vidas para reduzir as desigualdades sociais no campo”, disse a coordenadora do Conselho, Janice Morais. “Deixo aqui minha admiração e meu orgulho por também compor este quadro em um órgão que, apesar de ter perdido sua força, deixou sua marca na história do país; a reforma agrária é condição sine qua non para o justo desenvolvimento de uma nação”, completa.
Currículos
Janice Morais Oliveira (GO), coordenadora
Engenheira Agrônoma lotada em Goiânia, concluiu graduação em engenharia agronômica e mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), além de especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua na Superintendência Regional do Incra em Goiás.
Cândido Neto da Cunha (STM), avaliador
Indicado pela Diretoria do SindPFA, é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). No Incra, é Perito Federal Agrário lotado como Assistente Técnico junto a Procuradoria Federal Especializada da Superintendência Regional de Santarém, no Pará.
Reginaldo Marcos Felix de Aguiar (Sede), avaliador
Representante da Diretoria da Cnasi-AN, é jornalista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização em Comunicação Institucional pela mesma instituição e mestrado em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua na Assessoria de Comunicação do Incra Sede.
Kássio Borba, coordenador do SindPFA, atua como assistente técnico do Conselho.
Por RODRIGO RAMTHUM