Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Guedes: construção da proposta se dará no decorrer da próxima semana
Reunião com a SRT/MPOG foi adiantada para segunda, 19

Nesta sexta-feira, 16/8, foi realizada mais uma reunião do SindPFA com o Presidente do Incra, Carlos Guedes, com o objetivo de informar a categoria o resultado da reunião entre o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, à qual também esteve presente. Esta reunião ocorreu na quarta-feira, 14/8, às 9h.

Na reunião de hoje estiveram presentes, além do Presidente Guedes, o Diretor de Gestão Administrativa Juliano Rezende e a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas Eva Maria de Souza Sardinha.

O SindPFA esteve representado por seu Diretor Presidente Ricardo de Araujo Pereira, o Diretor Presidente Substituto Sávio Silveira Feitosa, a Diretora Financeira Ana Maria Faria do Nascimento (DF), o Delegado Sindical do PI Marcelo Parente e PFAs da sede do Incra e da SR-04 (Goiás).

O Presidente informou que na reunião com a Ministra foram levados os materiais apresentados pelo SindPFA, em especial os gráficos que apontam a defasagem salarial. Falou que a Ministra levaria o assunto à junta orçamentária, e que estaria naquele momento reunida.

O Presidente falou, no entanto, que existe um grande resistência do MPOG em apresentar uma proposta alternativa à que foi apresentada em 2012: “o Governo sabe que vocês não querem o acordo proposto, mas não quer oferecer nada que tensione as demais negociações”. E insistiu em dizer que a atual situação “é resultado de escolhas do passado”.

Ricardo reiterou que se a categoria tivesse feito a escolha pela aceitação da proposta oferecida em 2012, a distância teria aumentado, e não diminuído. Questionou se o Governo assimilou a necessidade de manter a estrutura atual da carreira, com a participação do Vencimento Básico em 60% da remuneração, além da amplitude total de 1,5 entre início e fim de carreira. Citou o exemplo da proposta feita ao DNIT, onde a amplitude é diminuída, postura que tem se observado com as carreiras de Estado, e que não está sendo tomada com os Peritos Federais Agrários.

Guedes então informou que o MDA/Incra está considerando os parâmetros apresentados pela categoria para a construção de uma proposta e tem trabalhado neste tema junto ao MPOG. Acenou com um acréscimo do impacto para a construção desta proposta. Colocou que existe a possibilidade de apresentar um reajuste para 2014/2015 e propor um calendário para a reestruturação da carreira, acoplada a uma restruturação da Autarquia, considerando o tema da governança agrária, no médio prazo.

A reunião com a SRT/MPOG foi antecipada para segunda-feira, 19/8, às 17h, com o objetivo de facilitar o término da construção de uma proposta no decorrer da próxima semana. Guedes participará da reunião.