Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2022

II Encontro de Delegados Sindicais é grande momento de discussão das pautas do SindPFA
Evento aconteceu em Brasília e teve representação de 28 das 30 SRs

Realizou-se entre os dias 16 a 19 de abril o II Encontro de Delegados Sindicais do SindPFA. O Encontro aconteceu no Hotel Nacional, em Brasília/DF, foi presidida pelo Diretor Presidente Substituto, Sávio Feitosa, e reuniu Delegados Sindicais e representantes de 28 das 30 SRs do Incra.

O Encontro trata-se de uma iniciativa do Sindicato em alinhar os passos da Diretoria Colegiada com os Delegados Sindicais, representantes legítimos do Sindicato junto às bases, e a deliberação de estratégias conjuntas a serem adotadas pela entidade, em todas as suas ramificações. A primeira edição do encontro foi realizada em dezembro de 2012, também com expressiva presença de Delegados. O Encontro também é iniciativa de descentralização das decisões, de valorização do processo democrático e de motivação destes importantes personagens da representação sindical.

Durante o Encontro, os Delegados puderam participar da Audiência Pública que discutiu a situação dos Peritos Federais Agrários. Com a proposital coincidência, foi possível ter representações de praticamente todas as unidades da Federação, o que enriqueceu a mobilização no evento.

O Encontro de Delegados dedicou-se principalmente a discutir a pauta salarial e as estratégias para o período que se segue, com a participação não somente da Diretoria, mas também e principalmente dos Delegados e dos PFAs que possam contribuir nos contatos regionais. Antes da Audiência Pública os Delegados prepararam juntamente com o Vice-presidente Sávio a sua apresentação na Audiência e, após a sua realização, desenvolveram um plano de ação que começa a ser executado agora.

O Encontro discutiu também assuntos administrativos do SindPFA, como o Convênio de Consignação com o MPOG, que foi deferido pelo órgão no último dia 1/4 e que está prestes a ser celebrado. Com a Consignação, a arrecadação passa definitivamente a ser pelo SindPFA e não mais pela Assinagro, podendo esta ser extinta, conforme deliberado quando da criação do SindPFA, em dezembro de 2011.

Nos próximos dias, a Diretoria Colegiada também convocará uma Assembleia Geral do SindPFA para deliberar sobre a impetração de Ação Civil Pública para equiparação do Vale Alimentação ao TCU.

Ao final do Encontro, várias foram as deliberações que começam a ser executadas. Cada Delegacia Regional também contará com a profissionalização dos seus processos. Os Delegados levaram para as SRs um banner do Sindicato, cartões de identificação e receberão nos próximos dias pastas, folderes e cartazes, que ajudarão no seu trabalho representativo dentro da SR. O novo portal foi apresentado aos Delegados, como um grande avanço nos processos administrativos. O site tem ferramentas que ainda estão sendo implementadas e que possibilitarão ao Delegado Sindical uma comunicação mais eficaz com os PFAs que representa, bem como uma gestão de filiação e de realização de reuniões e outros eventos. Os Delegados puderam assistir ainda uma palestra sobre Atuação Sindical, com o Assessor Sindical Antônio Augusto de Queiroz. Tudo isso para fazer do SindPFA uma entidade cada vez mais atuante e representativa, capaz de lutar pelos seus sindicalizados com profissionalismo.

Serão realizadas reuniões nas SRs durante a semana para colocar os PFAs a par do que foi discutido. Procure seu Delegado Sindical e saiba mais.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo