O agrônomo Xico Graziano, que escreve para o jornal O Estado de S. Paulo, publicou um editorial na terça-feira (2/4) acerca dos conhecidos problemas do Cadastro Rural gerido pelo Incra, com o título “Caos fundiário”. A notícia remete aos dados obtidos pelo SindPFA e publicados com ênfase no mesmo jornal em 3 de fevereiro.
Para Xico Graziano, “o Incra, carcomido pela velha ideologia, aparelhado por grupelhos políticos, tornou-se palco de disputas entre grupelhos, afugentando o profissionalismo que o projetou. Tornou-se burocratizado, lento.” e chega a afirmar que a autarquia “ou redescobre sua função, empurrando a modernidade no campo, ou fecha as portas.”
Os Peritos Federais Agrários vem defendendo a importância de se ter a governança agrária como estratégica para o Estado, de modo que são inadmissíveis as discrepâncias do atual cadastro com a realidade.
Para consultar o artigo de Xico Graziano diretamente na fonte, clique aqui. O tema também foi parar na televisão, numa entrevista ao canal Terra Viva, que pode ser vista nesse link.
Coordenador Executivo