Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Incra Técnico: servidores de Pernambuco votam em candidatos à Superintendência
PFAs e ARDA formam lista tríplice para o cargo máximo da regional

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação dos Servidores da Reforma Agrária em Brasília (Assera/BR) lançaram em dezembro de 2018 um processo seletivo nacional extraoficial para os cargos de Superintendente Regional e Diretores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O objetivo é colocar a qualificação dos gestores do órgão no centro das discussões, como requisito fundamental para dar qualidade ao trabalho da Autarquia. Para tal, as entidades formaram uma Comissão de Avaliação que reuniu atores de notório conhecimento técnico.

A partir da Avaliação por esta Comissão especializada, o Edital previa uma etapa de votação entre os servidores do Incra entre os três nomes selecionados para as unidades, que aconteceu apenas no âmbito da Superintendência de Pernambuco (SR-03/PE), onde foi formada lista tríplice. A votação nas demais Superintendências com candidaturas únicas foi facultativa.

A votação em PE foi organizada pela Delegacia Sindical do SindPFA e pela Associação dos Servidores do Incra na regional (Assincra-PE). Houve muito envolvimento dos servidores e as entidades realizaram, inclusive, um debate prévio entre os candidatos para exposição de currículos e planos de trabalho, requisitos para o processo e divulgados após a etapa de Avaliação.

Apuração dos votos. Da esquerda para a direita, Orlando Augusto Marinho (Assincra-PE), os candidatos Adjair Alves, Wellington Lira e Ricardo Reis, e Bruno Henrique de Aguiar Moura (Delegacia Sindical do SindPFA SindPFA).

A Comissão Organizadora da Seleção divulgou no dia 26/2 o resultado preliminar da votação entre os servidores da regional, que contou com a participação de 126 votantes. Em votação equilibrada, o candidato mais votado para o cargo de Superintendente da SR-03/PE foi Adjair Alves Pessoa (Perito Federal Agrário), seguido de Ricardo Malta Gondim Reis (também PFA) e Wellington César Barbosa de Lira (Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário).

Confira a listagem das candidaturas que haviam sido selecionadas, além das demais informações sobre o processo seletivo em incratecnico.org.br.

O que ocorreu em Pernambuco reflete o que se buscou efetivamente com a iniciativa, consolidando-se como um projeto piloto bem-sucedido. As entidades esperam que o Incra esteja aberto a analisar as candidaturas mais votadas dentre os servidores da regional, assim como das demais unidades em que houve apresentação. Mais que isso, esperam ainda institucionalizar esse processo na Autarquia. Esta é uma porta para o diálogo entre Governo e servidores na tentativa de tornar, cada vez mais técnico e eficiente, o trabalho do órgão.

Assim que finalizada a fase recursal, os resultados serão apresentados às autoridades.

Veja mais fotos do processo em Pernambuco:

Servidores reunidos no auditório da SR para a apresentação dos planos de trabalho dos candidatos.

Servidores no processo de votação.

Adjair Alves, candidato mais votado, depositando seu voto na urna.