Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

#Incra50anos: Edição especial do Diálogos Agrários reúne ex-presidentes das décadas de 1970 e 80
Jader Barbalho, Lourenço Vieira e Paulo Yokota foram os convidados da primeira edição do webinário em celebração aos 50 anos do órgão

Parte da programação especial do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) por ocasião do aniversário de 50 anos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), completados no dia 9 de julho, a primeira edição do Diálogos Agrários com ex-presidentes do órgão ocorreu nessa segunda-feira (13) com a presença de Jader Barbalho, Lourenço Vieira e Paulo Yokota. A mediação ficou a cargo da PFA aposentada Irandi Pantoja.

As edições integram um conjunto de ações do SindPFA no ano em que o órgão completa meio século de existência. “Ocasiões como essa são ótimas oportunidades para refletir sobre o que passou e planejar o que ainda virá. Acreditamos que é papel do Sindicato contribuir para esse processo de forma proativa e visando ao fortalecimento do Incra, e é isso que estamos fazendo”, afirma Alexandre da Silva Cavalcanti, Diretor de Formação Profissional.

Criado pelo Decreto nº 1.110 de 9 de julho de 1970, a autarquia, cuja missão prioritária é “executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional”, passou por momentos de grande relevância e prestígio, mas também amargou períodos de escassez de recursos e viu seu quadro de servidores ser reduzido à metade. Agora, enfrenta o desafio de recuperar o protagonismo e se reinventar para encarar os desafios da atualidade. “Foram ações grandiosas, importantes conquistas e milhões de vidas impactadas por excelentes profissionais ao longo dessas décadas, mas não podemos fechar os olhos para os graves problemas enfrentados”, afirmou Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA, por ocasião do lançamento da programação especial.

Para acompanhar todas as ações com a marca #Incra50anos basta seguir nossas redes sociais e as publicações no site do SindPFA. Todas as edições do Diálogos Agrários podem ser conferidas no nosso canal no YouTube. Os próximos debates estão programados para os dias 15 e 17 deste mês.

O evento

A primeira edição especial do Diálogos Agrários com ex-presidentes do Incra contou com a presença de Jader Barbalho, Lourenço Vieira e Paulo Yokota. Após as boas-vindas, os participantes foram questionados sobre seus respectivos períodos à frente do órgão e convidados a compartilharem suas experiências.

Em sua fala, Lourenço Vieira fez questão de defender o papel do Incra e reforçou a complexidade do desafio imposto ao órgão. “O Incra está na história desse País. É um órgão que leva soluções e paz. Claro que nós temos problema e o Incra não é caixa de pandora para solucionar o processo de reforma agrária, que é algo, contínuo, dinâmico e evolutivo”, disse. Já para Paulo Yokota, é preciso planejamento e expertise para avançar. “O Brasil, entre outras coisas, tem recursos humanos, tem um clima favorável, nós temos terras muito convenientes e nós precisamos de racionalidade pra aproveitar o melhor possível esses fatores que nós dispomos”, afirmou. Já o senador Jader Barbalho reforçou a importância de se ouvir todos os atores no processo. “Eu considero que a sociedade democrática é feita das contradições. Eu considero salutar, da maior importância, que esses canais representativos de segmentos sociais [MST etc.] possam ter a oportunidade não só de se organizar, mas de pleitear, de discutir e de reivindicar”, defendeu.

Seguindo a proposta de debater a fundo os cinquenta anos do órgão, o SindPFA não furtou-se de questionamentos mais sensíveis, como, por exemplo, ao falar sobre a extinção do Incra na década de 1980, sob o comando do senador Jader Barbalho. O debate pode ser conferido na íntegra no vídeo abaixo ou no nosso canal do SindPFA no YouTube.


Diálogos Agrários

Com o Diálogos  Agrários, o SindPFA abre uma nova frente de debates e disponibiliza aos seus filiados e demais interessados um espaço para o crescimento profissional e a difusão de conhecimento. A pandemia da Covid-19 tem alterado de forma significativa a dinâmica de empresas, órgãos públicos e, é claro, entidades sindicais. As reuniões por meio de videoconferências passaram a fazer parte da rotina e o teletrabalho, o chamado home office, está se expandindo de forma considerável e deve ser incorporado ao pós-pandemia, segundo estudiosos do tema.

“As tecnologias estão à nossa disposição para diminuirmos as distâncias e ampliarmos o alcance da informação. Queremos oferecer um espaço qualificado, com a colaboração de acadêmicos, gestores e, é claro, dos próprios PFAs e outros profissionais do Incra, que acumulam experiência e formação altamente qualificadas, como forma de incentivar o debate na categoria dos temas que nos são importantes”, afirma a Diretora Presidente, Djalmary Souza.

Serviço:
Diálogos Agrários – próximas edições comemorativas

Datas: 15 e 17 de julho
Horário: sempre às 19h
Certificado: link será divulgado sempre no início do evento
Link para o dia 15/7: https://youtu.be/ohaEcYvQ6N0
Link para o dia 17/7: https://youtu.be/WAi_ATl-cHA


Biografias dos convidados

Lourenço Vieira

Engenheiro Agrônomo de formação, experimentado no setor público. Foi Secretário de Agricultura do Maranhão, Professor da Universidade Estadual do Maranhão, Presidente do Incra, Chefe de Assessoria do Ministério de Minas e Energia, Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Coordenador de Projetos Especiais do Ministério da Infraestrutura, Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional, Chefe da Casa Civil do Maranhão, Secretário de Minas e Energia e Secretário de Educação do Maranhão, entre outras experiências. Presidiu o Incra entre 1974 e 1979, sendo o 3º presidente na linha do tempo e o 3º a ficar mais tempo no cargo.

Paulo Yokota

É um economista brasileiro. Foi professor da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Banco Central do Brasil e presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de 1979 a 1985 – 2º a ficar mais tempo no cargo. Foi comissário do governo brasileiro, temporariamente, na Expo Tsukuba 85. Acumula a nacionalidade japonesa e é o editor do site Ásia Comentada. Tem alguns livros publicados e centenas de artigos escritos sobre o intercâmbio entre estas regiões.

Jader Barbalho

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, é advogado, empresário e político. Foi vereador de Belém, deputado estadual, deputado federal e governador do Pará. Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social, presidente do Senado Federal e, atualmente, exerce o cargo senador na 56. Presidiu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na década de 1980.