Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

#Incra50anos: Ex-Presidentes falam sobre suas gestões no Diálogos Agrários
Webinários promovidos pelo SindPFA contarão com a presença de diversos gestores que passaram pelo órgão ao longo dessas cinco décadas

Ciclo de seminários online (webinários) promovido pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), o Diálogos Agrários contará com edições especiais em celebração ao aniversário de 50 anos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), completados nesta quinta, 9 de julho. Nos próximos dias 13, 15 e 20 de julho, ocorrerão três encontros com ex-presidentes do órgão, que falarão sobre suas passagens e debaterão o passado, presente e futuro da autarquia.

Estão confirmados os nomes de Lourenço Vieira, Paulo Yokota, Jader Barbalho, Raul Jungmann, Milton Seligman, Sebastião Azevedo, Rolf Hackbart, Carlos Guedes e Leonardo Góes (bios completas ao final da matéria). Os seminários serão sempre às 19h e os que assistirem aos eventos ao vivo poderão solicitar certificado de participação. 

As edições especiais do Diálogos Agrários integram um conjunto de ações do SindPFA no ano em que o órgão completa meio século de existência. “Ocasiões como essa são ótimas oportunidades para refletir sobre o que passou e planejar o que ainda virá. Acreditamos que é papel do Sindicato contribuir para esse processo de forma proativa e visando ao fortalecimento do Incra, e é isso que estamos fazendo”, afirma Alexandre da Silva Cavalcanti, Diretor de Formação Profissional.

Criado pelo Decreto nº 1.110 de 9 de julho de 1970, a autarquia, cuja missão prioritária é “executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional”, passou por momentos de grande relevância e prestígio, mas também amargou períodos de escassez de recursos e viu seu quadro de servidores ser reduzido à metade. Agora, enfrenta o desafio de recuperar o protagonismo e se reinventar para encarar os desafios da atualidade. “Foram ações grandiosas, importantes conquistas e milhões de vidas impactadas por excelentes profissionais ao longo dessas décadas, mas não podemos fechar os olhos para os graves problemas enfrentados”, afirmou Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA, por ocasião do lançamento da programação especial.

Para mais informações sobre os demais eventos, siga as redes sociais do SindPFA e acesse nosso site.

Serviço:

Diálogos Agrários – edições comemorativas
Datas: 13, 15 e 20 de julho
Horário: sempre às 19h
Certificado: link será divulgado sempre no início do evento
Link para o dia 13/7: https://youtu.be/tJXvVMcJ_4o 
Link para o dia 15/7: https://youtu.be/ohaEcYvQ6N0 
Link para o dia 20/7: https://youtu.be/WAi_ATl-cHA 


Biografias dos convidados

Lourenço Vieira
Engenheiro Agrônomo de formação, experimentado no setor público. Foi Secretário de Agricultura do Maranhão, Professor da Universidade Estadual do Maranhão, Presidente do Incra, Chefe de Assessoria do Ministério de Minas e Energia, Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Coordenador de Projetos Especiais do Ministério da Infraestrutura, Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional, Chefe da Casa Civil do Maranhão, Secretário de Minas e Energia e Secretário de Educação do Maranhão, entre outras experiências. Presidiu o Incra entre 1974 e 1979, sendo o 3º presidente na linha do tempo e o 3º a ficar mais tempo no cargo.

Paulo Yokota
É um economista brasileiro. Foi professor da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Banco Central do Brasil e presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de 1979 a 1985 – 2º a ficar mais tempo no cargo. Foi comissário do governo brasileiro, temporariamente, na Expo Tsukuba 85. Acumula a nacionalidade japonesa e é o editor do site Ásia Comentada. Tem alguns livros publicados e centenas de artigos escritos sobre o intercâmbio entre estas regiões.

Jader Barbalho
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, é advogado, empresário e político. Foi vereador de Belém, deputado estadual, deputado federal e governador do Pará. Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Previdência Social, presidente do Senado Federal e, atualmente, exerce o cargo senador na 56. Presidiu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na década de 1980.

Raul Jungmann
Experimentado no setor público, foi Secretário de Planejamento do Estado de Pernambuco, Presidente do Ibama, Presidente do Incra, Ministro Extraordinário de Política Fundiária, Ministro do Desenvolvimento Agrário, Vereador do Recife, Deputado Federal por Pernambuco, Ministro da Defesa e Ministro da Segurança Pública.

Milton Seligman
Engenheiro eletricista. Foi Assessor do Ministério da Agricultura e Chefe de Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia, Secretário Executivo e Ministro da Justiça, Presidente do Incra, Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outras. Atuou em organizações não governamentais e é experimentado no setor privado, membro de vários conselhos consultivos e de administração. Atualmente é Professor do Insper, onde coordena a área de Políticas Públicas.

Sebastião Azevedo
Advogado, foi servidor de carreira do Incra, incorporado ao quadro da Advocacia Geral da União; foi Procurador-Chefe do Incra e Procurador-Geral do Ibama. Foi Presidente do Incra entre 2001 e 2003. Advoga nas áreas agrária e ambiental.

Rolf Hackbart
Economista e pós-graduado em Economia. Foi técnico da Coordenadoria Estadual de Planejamento Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul; assessor técnico da Comissão da Ordem Econômica e Social na Assembléia Constituinte Estadual do Rio Grande do Sul e professor do curso de Economia na Universidade de Santa Cruz do Sul; coordenador do Departamento Sindical de Estudos Rurais; assessor técnico na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, quando foi alçado a presidente do Incra, em setembro de 2003.

Carlos Guedes
Economista. Atuou na Prefeitura de Porto Alegre, na Assembléia Legislativa e no Governo do Estado do Rio Grande do Sul; foi Secretário de Planejamento e Orçamento do Estado do Pará; Secretário-Executivo Adjunto no Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal; Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural; Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural no Ministério do Meio Ambiente. Foi Superintendente do Desenvolvimento Agrário no Incra e, desde 2006, é Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e hoje está lotado na Superintendência Regional do Incra no RS. Foi Presidente da Autarquia entre os anos de 2012 e 2015.

Leonardo Góes
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia. Foi Coordenador da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia e ingressou no Incra em 2006 como Perito Federal Agrário. Foi Assistente Técnico, Chefe de Obtenção de Terras e Superintendente Regional no Incra de Sergipe; foi Diretor de Programas do Incra, alçado à presidência em 2016, cargo que ocupou até 2018. Atualmente cedido, é Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia.