Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Instituto de Avaliações e Perícias prestigia trabalho de PFA no Goiás
Ibape/GO publicou estudo desenvolvido pelo perito federal agrário Henrique Lauar que auxiliará avaliadores rurais no cálculo do chamado Valor da Terra Nua (VTN)

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, seção Goiás (Ibape/GO) publicou em seu site o Caderno de Preços das Benfeitorias Rurais Reprodutivas e Não Reprodutivas; Custo Unitário Básico Rural; Passivo Ambiental; e Dados Técnicos e Cotações de Preços de Materiais, Insumos, Mão-de-Obra e Serviços Rurais. O trabalho é de autoria do engenheiro agrônomo e Perito Federal Agrário Henrique Lauar, de Goiás (Ibape/GO nº 111-CF).

O estudo auxiliará avaliadores rurais a extraírem benfeitorias dos valores de mercado das fazendas e chegarem ao chamado Valor da Terra Nua (VTN), base de cálculo da incidência do Imposto Territorial Rural (ITR). Mais informações podem ser encontradas no site da Ibape/GO (link abaixo).

Ao falar sobre a iniciativa, Lauar revela que a ideia surgiu no seio do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), durante ciclo de palestras realizado em municípios de Goiás sobre a utilização de geotecnologias para o cálculo e arrecadação do ITR. “Nesses encontros, um participante ponderou acerca da falta de critérios claros para se estabelecer o valor das benfeitorias dos imóveis para serem deduzidos no Valor de Mercado dos imóveis. Isso me motivou a criar uma metodologia que pudesse auxiliar os colegas”, afirma. “Eu agradeço ao Ibape pelo incentivo e abertura do espaço para divulgar essa ferramenta”, conclui.

O SindPFA parabeniza o colega pelo reconhecimento de seu esforço profissional (acesse aqui o site da Ibape/GO). Se você, PFA da ativa ou aposentado, tiver trabalhos publicados, envie para o e-mail contato@sindpfa.org.br que a entidade terá satisfação em divulgar para os demais filiados e público em geral.