Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Lançado o livro: ‘Incra 50 anos: a autarquia sob o olhar de seus servidores’
Leia agora a versão digital da publicação lançada pelo SindPFA e a Cnasi-AN por ocasião dos 50 anos do órgão; Ao todo, foram selecionadas 26 crônicas de 17 autores.

Nesta sexta-feira (9), dia do aniversário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e a Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários (Cnasi-AN) realizaram o lançamento oficial do livro ‘Incra 50 anos: a autarquia sob o olhar de seus servidores’. A publicação é resultado de seleção conjunta que colecionou 26 textos de 17 autores – todos servidores do Incra, do passado e do presente -, e traz crônicas recheadas de boas histórias e que retratam o dia-a-dia da autarquia, que completou meio século em 2020. A versão digital está disponível a todos e pode ser acessada por meio do link abaixo.

“São cinco décadas de história dessa autarquia, de momentos de grande relevância e prestígio, mas também de amargos períodos de desvalorização, escassez de recursos e redução de efetivo, como agora. A jornada do Incra se mistura com a história contemporânea do Brasil, com seus altos e baixos”, diz a apresentação do livro. “O Incra foi e é um órgão essencial ao país, com atividades que repercutem na integração nacional, na segurança jurídica no meio rural, na soberania do nosso território e na segurança alimentar da população”, destaca. “Os textos ilustram, por ocasião de seu cinquentenário, a importância do Incra, os desafios da sua missão, a luta dos que o construíram e as marcas e contribuições que seu trabalho deixou na vida dos cidadãos e da sociedade”.

E encerra: “Por ocasião de seu cinquentenário, é salutar lançar um olhar sobre sua história, para entender a atualidade e planejar o futuro dessa autarquia tão importante para o nosso país.” O SindPFA e a Cnasi-AN agradecem aos que prestigiaram o lançamento bem como aos que contribuíram para a concretização desse projeto ambicioso e necessário para a preservação da memória e legado do Incra e de seus servidores.

Clique aqui para ler e baixar o livro ‘Incra 50 anos: a autarquia sob o olhar de seus servidores’. Arquivo atualizado em 16/9/2021.

Livro Incra 50 anos - a autarquia sob o olhar de seus servidores - web pg ind