Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Manifestantes ‘enterram’ reforma da Previdência em ato em frente à Câmara dos Deputados
Ato simbólico reuniu cerca de 250 manifestantes nesta terça (20). Governo federal adiou proposta.

Entidades se posicionaram contra a reforma da Previdência promoveram um enterro simbólico, na terça-feira (20).

O ato ocorreu em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados e reuniu cerca de 250 manifestantes, segundo os organizadores.

O protesto contou com a presença de um caixão, um homem fantasiado de vampiro e um de “homem da mala”.

“Foi um ato para reforçar a mobilização das entidades em um momento de recuo do governo federal. Nós não somos contra discutir o sistema previdenciário, mas somos contra a reforma daquela maneira”, afirmou.

Por que parou?

A Constituição veda que sejam feitas emendas a ela mesma durante o período de uma intervenção federal em algum estado, como a que ocorre hoje no Rio de Janeiro. Isso afeta a reforma da Previdência, que é uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

A suspensão da tramitação da reforma foi anunciada em entrevista concedida no Palácio do Planalto. Em contrapartida, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou uma lista de 15 projetos na área econômica que o governo tentará aprovar no Congresso Nacional.

Entre os projetos, constam a regulamentação do teto remuneratório, a privatização da Eletrobras e a autonomia do Banco Central.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação