Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

MDA cancela reunião da Mesa Setorial e diz que reforma administrativa não acabou
Para Secretário, somente após metade de novembro, governo volta a discutir reestruturação

Na tarde dessa quinta-feira, 8/10, o SindPFA recebeu ligação do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Rafael Carlos de Oliveira.

Ele informou o cancelamento da reunião da Mesa Setorial de Negociação Permanente do MDA (MSNP/MDA) prevista para essa sexta-feira, 9/10.

Segundo Rafael, não há nada de novo que justifique a reunião. Ele afirmou que a reforma administrativa do governo federal não se encerrou. Ocorrerá agora o que chamou de “2º tempo”, no qual haverá a redução de 30 secretarias e 3 mil cargos comissionados, o que atingirá as autarquias e fundações. As discussões com o Planejamento, disse, estão focadas nesse aspecto: no que cada pasta pode contribuir para essa meta.

Rafael disse que a intenção do governo é finalizar essa etapa até 14 de novembro. Tal prazo, completou, impede a discussão de reestruturação das carreiras e, de algum modo, também atrapalha as negociações do reajuste salarial. Somente depois disso, argumentou, as tratativas devem ser retomadas.

O Ministério do Planejamento, embora após vários contatos do SindPFA, ainda não respondeu os questionamentos do último ofício encaminhado, especialmente relativos ao cálculo da Gratificação na aposentadoria, nem tampouco marcou data para nova reunião com a entidade.

Tags:,