Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Ministro Pepe reafirma interlocução com o Planejamento
Titular do Desenvolvimento Agrário reconheceu que precisa solucionar a questão salarial dos PFAs

Nesta quinta-feira, 8/8, foi realizada reunião do SindPFA com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. O encontro contou com a participação do presidente do Incra Carlos Guedes, do Diretor de Gestão Administrativa, Juliano Rezende, a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas, Eva Maria de Souza Sardinha.

Pelo Sindicato, estavam o Diretor Presidente, Ricardo Pereira, o Diretor Presidente Substituto, Sávio Feitosa, a Diretora Financeira, Ana Nascimento, o Diretor de Aposentados e Pensionistas, Francisco Cartaxo (AP), o Diretor de Política Sindical, Haroldo Araújo (SE), Delegados Sindicais representando todas as regiões do Brasil, PFAs da sede, Terra Legal e SR-28, o que somaram um total de 20 profissionais.

A reunião teve início com a apresentação realizada no dia anterior, onde o Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo Pereira, ressaltou as principais ações finalísticas desenvolvidas pelos PFAs nas diversas áreas de atuação do Incra e ilustrou com exemplos concretos e resultados obtidos. Finalizou sua explanação com a apresentação de gráficos comparativos entre carreiras assemelhadas e com o histórico remuneratório da carreira de PFA, evidenciando a urgente necessidade da reestruturação da Carreira e da tabela remuneratória. A última tela trazia a pergunta: “Então, Ministro, merecemos seu apoio?”. A frase arrancou um sorriso do Ministro e dos presentes.

O Ministro então reconheceu o esforço da categoria em construir um cenário mais favorável na discussão interna no Governo sobre o papel e a importância do trabalho dos PFAs. Disse que realmente existe uma defasagem remuneratória histórica e que o Governo está atento em corrigir distorções existentes. Falou ainda da relevância e importância destes profissionais nos trabalhos realizados pelo Incra. O Ministro então disse que iria se encontrar com a Ministra do Planejamento ainda hoje, mas para tratar sobre outro assunto, onde pedirá um encontro específico para falar sobre a pauta dos Peritos Federais Agrários, a se realizar na próxima semana. O Presidente Guedes informou que já enviou à SRT/MPOG tabelas elaboradas com base nos padrões mínimos estabelecidos pela categoria. Estabeleceu-se um calendário de reuniões, a partir da reunião entre os ministros, com o objetivo de chegar a um entendimento sobre a questão salarial. O SindPFA deve voltar a se reunir com o Ministro Pepe Vargas no dia seguinte ao seu encontro com a Ministra Miriam.

Durante a reunião, vários PFAs e Delegados expuseram situações e trabalhos realizados nas suas respectivas SRs, que exemplificam e valorizam a carreira, no intuito de municiar o Ministro e o Presidente Guedes na discussão interna de Governo, sobre a relevância e importância do papel desempenhado pelos PFAs e a consequente necessidade de elevar o padrão remuneratório a um patamar condizente com as funções desempenhadas.