Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

NOTA de agradecimento aos PFAs que entregaram seus cargos
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste"

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários – SindPFA, por meio de sua Direção Nacional e de seus Delegados Sindicais distribuídos em todas as unidades da federação, vem a público enaltecer e agradecer aos corajosos Peritos Federais Agrários que, nesta semana, entregaram seus cargos de chefia, assessoramento e assistência técnica, em solidariedade e em protesto à situação dramática vivida pelos demais profissionais da carreira.

A categoria, reunida em paralisação nacional de 20 a 22 de agosto, fez desse um momento histórico: o de não se rebaixar à vontade de um governo que quer acabar com o Incra, que ignora a governança sobre a terra, que não se importa com a soberania nacional e segurança jurídica da terra e que em pouco ou em nada avançou no tema agrário desde que está à frente dele. Governo este que sinaliza o término do seu mandato em 2014 sem fazer nenhuma reestruturação de carreira no serviço público federal. Não é à toa que milhares foram às ruas cobrar por serviços públicos de qualidade, serviços estes que este governo negligencia.

última reunião com o Ministério do Planejamento mostrou a face intransigente desse governo; que na verdade nunca considerou sequer os parâmetros mínimos oferecidos como alternativa pela categoria. Mostrou que nunca se estabeleceu um diálogo verdadeiro nestas negociações salariais, dando-nos um tratamento de descaso. Mostrou que estamos sob uma direção incapaz de lutar pelas categorias de servidores que mantém esta autarquia viva.

Desta forma, diante do impasse estabelecido, homens e mulheres de coragem e de palavra, cumpriram o compromisso assumido com a categoria e protocolaram nas Superintendências Regionais e na Presidência do Incra o pedido de exoneração coletiva de seus cargos de chefia e assessoramento. Sintam-se aplaudidos por esta Diretoria e pelos demais PFAs em virtude desta louvável atitude de solidariedade e sensibilidade à situação vivida pela categoria.

A ação expõe, por trás de toda sua beleza e demonstração de unidade, a situação crítica de um órgão fadado ao fim. Por isso, esses profissionais que, mesmo diante das dificuldades financeiras impostas por essa gestão irresponsável, são capazes de abrir mão de incrementos nas suas remunerações em apoio à categoria que assiste ao seu fim orquestrado. São merecedores do título de “heróis”. Este Sindicato registra, portanto, seu sincero agradecimento aos seguintes heróis:

• Adelson Teles de Carvalho (MBA)
  • Agostinho Ferreira da Costa Neto (PI)
  • Alan Fonseca Rocha (MG)
  • Ana Maria Faria do Nascimento (DF)
  • André Bocorny Guidotti (RS)
  • André Luiz Bomfim Ferreira (SE)
  • Aroldo Andrade (BA)
  • Benjamim Aurélio Mendes (TO)
  • Bruno Gomes Cunha (MG)
  • Carlos Shigeaky Weky Silva (DF)
  • Claudia Maria Cesar de Araujo (DF)
  • Claudinei Chalito da Silva (PR)
  • Cláudio Carvalho Araújo (TO)
  • Douglas Muniz Lyra (ES)
  • Edgar Paulino de Sousa (SC)
  • Edval Pereira da Silva (PB)
  • Edvaldo Pereira da Silva (PB)
  • Ernesto Santana dos Reis (BA)
  • Ewerton Rio Lima de Oliveira Costa (PI)
  • Francisco Evaldo Paraíba de Barros (PI)
  • Geraldino Gustavo de Queiroz Teixeira (TO)
  • Geraldo Cavalcante Nemesio Filho (MBA)
  • Gervânia Aparecida Silva Lobo (DF)
  • Giuseppe Serra Seca Vieira (MBA)
  • Heliel Átila de Oliveira Saraiva (TO)
  • Ismael Sandoval Abrahao (MS)
  • João Alves de Melo Filho (DF)
  • Joel Nunes Pereira (MA)
  • José Tarcísio Alves Barbosa (CE)
  • José Victor Torres Alves Costa (MBA)
  • Josimar Landim (CE)
  • Jovenilson Correa Araújo (MA)
  • Luciano Brunet (SC)
  • Luciano Cavalcanti Valadares (GO)
  • Luciano da Silva (BA)
  • Lucílio Araújo Costa (MA)
  • Luiz Fernando de Mattos Pimenta (GO)
  • Marcelo Brandao Teixeira (ES)
  • Marcelo Scolari Gosch (GO)
  • Maria do Socorro M. Vasconcelos Ribeiro (PI)
  • Mariana Rodrigues dos Santos (MA)
  • Mario Leitao de Evaristo (CE)
  • Miguel Reginaldo Teixeira da Silva (PI)
  • Najara Frota Ramos (CE)
  • Natasha Soares (DF)
  • Nilza de Souza César (TO)
  • Noel Matos de Araújo Chaves (AC)
  • Omar Guilherme Gauza Filho (PR)
  • Paulo Fernandes Fortes Filho (PI)
  • Pedro Luiz Kerber (PR)
  • Reginaldo Escobar Vieira (RS)
  • Renato Alves Caixeta (DF)
  • Ricardo Muniz Stroligo (ES)
  • Roone Maicon Gonçalves Martins (MBA)
  • Rubens Vieira Cardoso (PI)
  • Sávio Silveira Feitosa (DF)
  • Sebastião Cunha Parreira (DF)
  • Sérgio Ricardo Soares Viana (PI)
  • Silvino Pedro Lopes (ES)
  • Thales Cabral Cirqueira Falcão (TO)
  • Victor Moura do Amaral Fernandes (BA)
  • Vitor Roberto Adami (SC)
  • Zacarias de Sousa Costa (MBA)

A Diretoria Colegiada do SindPFA também integrou o movimento: os PFAs Sávio Silveira Feitosa, Diretor Presidente Substituto, Ana Maria Faria do Nascimento, Diretora Financeira, Gervânia Lobo, Diretora Financeira Substituta, e Heliel Saraiva, Diretor de Formação Profissional, entregaram os cargos que ocupavam neste dia emblemático. E mais do que colocar o agradecimento desta Diretoria, colocamos abaixo os agradecimentos individuais e espontâneos dos demais PFAs, registrados em nosso fórum e em nossas redes sociais.

Clilton Freire (AL): Parabéns pela coragem. “Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.”

Djalmary Souza (AM): Parabenizo e dou salvas de palmas a esses valentes, guerreiros e PFAs de palavra. Se comprometeram e cumpriram! A luta não acabou.

Daniel Simeone (PR): Parabéns aos(às) Colegas PFAs Corajosos(as), que “abriram mão” de R$ 1 mil no contra cheque em prol de toda uma Categoria que busca uma valorização muito maior que o valor de um simples DAS.

Dudu Vila (MS): Parabéns aos nobres colegas, vergonha na cara não tem preço!

Lawrence Espinosa (GO): Parabéns a todos que tem coragem!

Marcelo Parente (PI): Tenho muito orgulho dessa equipe!

Afonso Brasil (AM): Gente valente, parabéns!

Laís Bessa (PI): PFAs dos demais Estados, sigam o exemplo dos nossos louváveis e nobres colegas.

Ludmilla Luciano (GO): Penso que R$900,00 R$1.200,00 de DAS não pagam a dignidade de ninguém… precisamos é ser valorizados por tudo o que representamos para o País! Se não querem implementar uma política de Estado decente que nos inclua, que paguem pra terem “funcionários de luxo”.

José Pedro Araújo (PI): Este momento deve ser louvado por todos os PFAs. A coragem demonstrada pelos colegas que abriram mão de uma parte importante dos seus rendimentos em favor de toda a categoria é uma demonstração inequívoca de que a nossa luta está mais viva do que nunca. Parabéns aos PFAs do Piauí que na sua totalidade entregaram seus cargos. Este exemplo deve ser acompanhado pelos demais colegas que ainda não o fizeram, fortalecendo ainda mais a nossa causa.

José Joaci Vieira Moreira (TO): Sei que não deve ser fácil para muitos PFAs entregarem seus cargos uma vez que, já tendo o salário tão reduzido, como perder ainda mais? Porem todos sabem que estes cargos não são para sempre. Será que não é o momento de mostramos o nosso valor? Parabenizo a todos que entregaram seus cargos e que estão fazendo jus por merecerem uma tabela que todos nós merecemos.

Sérgio Antônio Barreto (BA): Gostaria de parabenizar os colegas que tiveram a coragem de entregar os cargos.

Eduardo Rodrigues de Sousa Neto (CE): A categoria no Ceará reafirma para o restante do país seu compromisso com o prosseguimento da campanha de valorização da carreira. O momento é oportuno ainda para louvar a postura dos colegas que ocupam cargos DAS e, demonstrando seu comprometimento com a categoria, honraram o compromisso firmado ontem e, hoje, assinaram o documento solicitando suas exonerações.

Luiz Ronaldo Nali (MSF): Muito Obrigado a São Paulo pela solidariedade aos colegas de outras SRs que entregaram seu DAS.

João Francisco Slusarz (PR): Aplausos aos colegas que tiveram a coragem de lutar junto com a categoria!