O Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias reuniu-se nessa segunda-feira, 18/5, no Incra com os coordenadores gerais e os diretores da instituição visando promover uma aproximação entre o ministério e o órgão. O SindPFA foi convidado a participar e esteve na reunião, representado pelo seu Diretor Presidente Sávio Feitosa, e o Diretor de Política Sindical Gilmar do Amaral.
Patrus discursou sobre as prioridades estratégicas de assentar todas as pessoas sem terra, e de fazer todos os espaços de agricultura familiar serem efetivos espaços sustentáveis de produção agrícola. Além disso, destacou o esforço para identificar o perfil e a capacidade de todas as pessoas acampadas para produzirem e administrarem as terras.
Na reunião, o ministro ouviu os representantes que apresentaram suas posições sobre a atual situação do Incra. O Diretor Presidente do SindPFA discursou sobre a necessidade de dar motivação aos servidores para a execução das políticas do órgão e cobrou definições das gestões nas Superintendências Regionais.
Os compromissos ético e social foram citados por Patrus como critérios essenciais para um bom funcionamento das coordenações junto ao Incra e o MDA. O ministro disse estar ciente da dificuldade dos servidores e tem a intenção de valorizar a estrutura: “Não tenho nenhum compromisso com o Estado mínimo”, disse, declarando-se disposto a participar de outros encontros buscando a aproximação entre a autarquia e o ministério.
Coordenador Executivo