Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2023

Peritos de São Paulo mobilizam-se pela reforma agrária e pelo Incra
Servidores fizeram assembleia conjunta e participaram de audiência pública

Na última quinta-feira, 25/6, os Peritos Federais Agrários da Superintendência Regional de São Paulo (SR 08) paralisaram suas atividades em conjunto com o SindPFA-SP, Sindsef-SP e Assincra-SP. Após um café da manhã unido, os servidores realizaram uma assembleia conjunta denunciando o descaso do governo com os servidores e com a reforma agrária.

A faixa assinada pelas três entidades denunciava necessidade de atenção à reforma agrária, exigia o fortalecimento do Incra e do MDA e a valorização dos servidores.

No período da tarde, servidores também participaram de uma audiência pública na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, que contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e do Ministro-chefe da Secretária-geral, Miguel Rossetto.

Lá, distribuíram folhetos expondo o abandono da reforma agrária pelo governo Dilma, fixaram faixas e abordaram os ministros. Na mesma assembleia, um representante de movimentos sociais usou a palavra para defender a valorização do Incra, dos servidores e do concurso público.

No dia seguinte, sexta-feira, 26/6, mais servidores acompanharam o lançamento da frente parlamentar pela reforma agrária, agricultura familiar e segurança alimentar. Ao final, Patrus recebeu os peritos; reconheceu a luta como justa e concordou que há uma grande defasagem salarial.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo