Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Peritos em Goiás cobram ação do Ministro Pepe Vargas na apresentação de uma proposta à categoria
PFAs conversaram com Ministro e com o Presidente do Incra, Carlos Guedes

Na quarta-feira, 12 de junho, oito Peritos Federais Agrários do Incra-GO estiveram presentes na inauguração da Agro Centro-Oeste familiar, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Goiás – UFG, para recepcionar o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o Presidente do Incra, Carlos Guedes, assim como entregar os documentos sobre a demanda dos PFAs e cobrar providências.

O contato teve o apoio dos Deputados Federais Rubens Otoni e Marina Santana. O Ministro foi muito receptivo e reafirmou conhecer a demanda da categoria. Ele reiterou que não encaminhará Aviso Ministerial, mas sim irá conversar pessoalmente com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, reconhecendo que o salário está muito defasado, mas remetendo à não aceitação de propostas anteriores, fala que os PFAs presentes repeliram, ao dizer que as últimas propostas não atendiam a demanda da categoria e, por isso foram amplamente rejeitadas: o salário em início de carreira continuaria extremamente baixo, o que tem levado à alta evasão dos PFAs nos últimos tempos.

A Perita Federal Agrária Janice Morais ainda ressaltou ao Ministro que cinco PFAs estão fazendo o Curso de Especialização em Agroecologia na mesma UFG porque querem permanecer no órgão e contribuir para a Reforma Agrária do país, mas precisam e devem ser valorizados pelo Governo.

Várias unidades estão se mobilizando para pressionar os tomadores de decisão a se movimentarem com relação à realização de reunião com o SindPFA e à apresentação de uma proposta justa à categoria.