Nesta quinta-feira, 22/8, os Engenheiros Agrônomos do Incra-CE, integrantes da carreira de Perito Federal Agrário – PFA, realizaram a doação conjunta de sangue para o HEMOCE (Centro de Hemoterapia do Ceará). Os PFAs estão paralisados desde a última terça-feira, dia 20/8, em função da campanha de recomposição salarial e reestruturação da carreira.
O ato faz parte das ações de mobilização e divulgação da campanha nacional, encabeçada pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), que representa a categoria em todo o Brasil. No Ceará, existem 40 PFAs na ativa, responsáveis por importantes atividades finalÃsticas do Incra, exclusivas de Estado, tais como: vistorias para fiscalização do cumprimento da função social de imóveis rurais; avaliações de imóveis rurais para fins de Reforma Agrária e de interesse público para outros órgãos federais como SPU, FUNAI, DNIT, IBAMA, ICMBio e Ministério Público; regularização ambiental e fundiária; certificação do georreferenciamento de imóveis rurais, dentre outras ações. Ou seja, estes profissionais desempenham um trabalho de expressiva responsabilidade, uma vez que contribuem sobremaneira para a governança agrária e a soberania nacional.
O banco de sangue do HEMOCE reconheceu e parabenizou a iniciativa dos PFAs do Ceará, que contribuÃram inclusive com doação de medula óssea.
Por EVALDO TAVARES DE SOUZA FILHO
SR - 02 / CE